Conheça 5 marcas que fazem camisetas para fãs de cultura pop
Etiquetas são especializadas em criar t-shirts com estampas para quem é fã de música e cinema
atualizado
Compartilhar notícia
A camiseta é uma ótima peça para quem gosta de se expressar por meio da moda. Afinal, é uma “tela em branco” para estampar artistas, bandas, filmes e desenhos favoritos. A Coluna Moda Fora dos Padrões separou cinco opções de marcas para quem é fã de cultura pop.
Vem conhecer!
Capas de CDs, cenas de filmes e letras de músicas. Infinitas são as possibilidades de explorar a indústria cultural em camisetas que deixam fãs alucinados. A t-shirt estampada é perfeita para quem adora deixar claro o próprio gosto musical, por exemplo.
Além disso, a peça é democrática: fica bem em corpos de diferentes tamanhos e gêneros. É perfeita, ainda, com shorts, calças e até por cima de vestidos, que acabam virando “saias”.
Confira as cinco marcas selecionadas pela coluna:
Ar Corp
“A Ar Corp é uma marca de camisetas gráficas com influência das décadas de 1980, 1990 e 2000, com carinha daquele adolescente que cresceu vendo MTV”. É assim que Thiago Oliveira define a etiqueta que fundou há quase 12 anos.
A marca desenvolve estampas para quem gosta de uma estética artsy e também para quem é mais “cringe”. Um exemplo? A camiseta que homenageia Lacraia, a dançarina de funk que fez sucesso no começo do milênio.
A Ar Corp conta com um acervo que abrange fãs de diferentes idades e gêneros: de Björk a Beyoncé. “Como as estampas são baseadas nas décadas passadas, o corte da camiseta também é. Ela é mais ampla, a gola é grande e as estampas são exclusivas”, aponta Thiago Oliveira.
Em entrevista à coluna, Thiago disse que toca a marca praticamente sozinho. A criação e a logística são demandas suas, enquanto a mãe ajuda com a embalagem e o despacho nos Correios.
Para o futuro, Thiago Oliveira espera que a Ar Corp feche uma parceria com algum artista nacional. “A galera aqui não pensa em produzir um ‘merch‘ bonito e atrativo para os fãs comprarem. Se eles não fazem, a gente segue fazendo”, afirma o fundador e diretor criativo.
ALMerch
A referência do nome ao termo merchandising, que se refere a ações de marketing para vender produtos, já diz tudo. A marca fundada em São Paulo, em 2006, nasceu para promover a cantora Avril Lavigne pelo país.
Dezesseis anos depois, a ALMerch expandiu a produção para abarcar outros cantores, bandas e marcas. “Aqui, é tudo feito de fã para fã!”, como define a própria empresa.
As camisetas da marca são itens obrigatórios em festivais, shows e, claro, no dia a dia dos fãs. Mostrando que está atualizado às novidades da música, a ALMerch tem opções de estampa descoladas de Billie Eilish, Miley Cyrus e Rosalía.
Bepop
Engenheiro de formação e pós-graduado em marketing, Caio Faria fundou em 2020 a Bepop, marca de camisetas e acessórios para fãs de cultura pop. No começo, o foco era a revenda de discos de vinil, mas logo a moda virou a parte central.
Em entrevista, Caio contou que a inspiração para a marca surgiu durante uma temporada fora do país. “Depois de passar um ano trabalhando como engenheiro na Irlanda, fiquei inspirado por como a Europa ainda mantém vivo o consumo de mídias físicas e produtos inspirados em artistas. Daí surgiu a ideia de trazer isso pro Brasil”.
“A Bepop é uma celebração da música pop”, afirma o fundador da etiqueta. Um grande diferencial da marca é rapidez: já tem disponíveis para compra produtos diversos sobre o Midnights, álbum da Taylor Swift lançado em 21 de outubro, por exemplo.
Cerca de 40% dos produtos já são de fabricação própria, mas o objetivo é encerrar a terceirização da produção até o fim de 2023. Outro plano para o futuro, segundo Caio Faria, é abrir uma loja física em São Paulo, cidade natal da marca.
Chico Rei
A mineira Chico Rei é uma das marcas de camiseta mais consolidadas do país: tem atualmente 130 funcionários. Foi fundada em 2008 por Bruno Imbrizi, quando ainda era estudante na Faculdade de Artes de Juiz de Fora.
O seu desejo era criar peças que refletissem o próprio estilo. Deu tão certo que a marca criou “vida própria” ao longo dos anos. Atualmente, no e-commerce, a Chico Rei oferece estampas originais do mundo geek, de séries, da música, entre outros.
Recentemente tem investido em artes ativistas com estampas para a comunidade LGBTQIA+, por exemplo, e também para jogar luz sobre movimentos de preservação de biomas brasileiros. Parte do lucro das vendas também tem sido direcionado para projetos que visam impactos sociais e ambientais.
Segundo Vitor Vizeu, diretor de marketing, as estampas nascem o trabalho de criação da Chico Rei envolve “um olhar atento para o mundo”. “Uma camiseta pode ser fruto de alguma ideia relacionada a acontecimentos do mundo, de uma collab, de uma sugestão de clientes ou simplesmente de uma necessidade pessoal de quem cria”, afirma.
A marca pretende aumentar a presença no mercado físico com a abertura de lojas próprias e vendas em multimarcas. O site, porém, não perderá a força. “Seguimos com nosso projeto de expansão do e-commerce, com perspectiva de 30% de crescimento no próximo ano nessa unidade de negócios, através de uma série de ações, como novas collabs e lançamento de novas linhas de produtos”, conta Vitor.
Moon Pix
Comparada com as outras etiquetas desta matéria, a Moon Pix se diferencia em um ponto: é a que mais investe em estampas originais sobre a cultura brasileira. Artistas como Cartola, Gal Costa e Jorge Ben marcam presença nas camisetas.
Segundo Tainara Hijaz, natural de Criciúma, em Santa Catarina, a marca nasceu para atender uma demanda pessoal por produtos de artistas menos populares. As peças começaram a fazer sucesso entre amigos e conhecidos e virou um negócio.
“A Moon Pix é uma loja feita por e para as pessoas que simplesmente amam muito arte e cultura nas suas diversas formas, mas principalmente música e cinema”, afirma Tainara. O primeiro “slogan da marca”, que foi tirado de uma música da banda britânica Blur, resume bem a ideia: “We wear the same clothes ’cause we feel the same” (Nós usamos as mesmas roupas porque sentimos o mesmo).
A marca vende atualmente produtos como moletons e bonés, além das camisetas, claro, feitas em 100% algodão. “Para o futuro, espero que a Moon Pix continue crescendo e, quem sabe, tenha até um ponto físico”, almeja Tainara.
Diversas são as marcas que trabalham com a estamparia e a ilustração como carro-chefe. A curadoria separou cinco nomes que focam em lançar produtos para quem é fã de séries, filmes e música. Vale destacar que empresas de fast fashion, como a C&A e a Renner, também lançam coleções temáticas pontuais.