E é assim que a vida se refaz ao longo dos grandes rios, a riqueza amazônica desfila para o mundo e tudo se harmoniza.
Quando as primeiras nuvens pesadas começam a se reunir lá no horizonte, a vida muda nas comunidades que vivem ao longo do Rio Amazonas, do Rio Solimões, do Rio Negro e seus afluentes. É como se a natureza desse um sinal de que a festa vai começar. Lá vem ela: a temporada das chuvas! É água chegando, água subindo, e a criançada quase não se aguenta de tanta alegria. É a volta para a escola, pelos rios, e reencontro com os amiguinhos e com a merenda escolar.
Notas de sobre o mundo que não compreendemos
A principal preocupação dos “pais fundadores” que conceberam a Constituição americana não era criar uma democracia radical mas impedir a emergência de um regime tirânico. Daí o sistema de “pesos e contrapesos” e as muitas salvaguardas que visavam proteger as minorias e dar-lhes meios de resistir a uma eventual tirania da maioria. Tinham, de resto, uma concepção elitista da democracia.
O apelo pelas pontas não deverá funcionar mais.
Os órfãos de Lula e Bolsonaro vão para o centro nas Eleições Presidenciais de 2026. Desiludidos com os dois últimos governantes, o apelo pelas pontas não deverá funcionar mais.
Ainda não foi desta vez – mas quando será?
Das sete mulheres que disputaram o segundo turno das eleições municipais deste ano, só duas se elegeram prefeitas: Louisiane Lins, PT, em Fortaleza, e Marília Campos, PT, em Contagem, Minas Gerais.
O que uma coisa tem a ver com a outra
É prática corrente dos jornais e revistas americanos e ingleses declarar apoio a candidatos a cargos eletivos – de presidente da República a Primeiro-Ministro, e para baixo. Ou melhor: era prática corrente nos Estados Unidos até as eleições deste ano.
Ricardo Lewandowski
“Por cinco anos, me desculpe, governador Cláudio Castro… O Rio de Janeiro demorou cinco anos para elucidar o caso [Marielle Franco] e não elucidou A Polícia Federal entrou com 7 homens e desvendou o crime”. (Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça)
Enquete
E o campeão da Libertadores será… Respostas de 663 leitores:
Atlético Mineiro – 42,1%
Botafogo – 57,9%
Em questão, o assassinato de Marielle Franco e o golpe do 8 de janeiro
Duas fortes cutucadas deu ontem o ministro Ricardo Lewandowski, da Justiça, nos governadores Claudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, e Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal – o primeiro presente na reunião onde se discutiu a Proposta de Emenda à Constituição da Segurança Pública, o segundo ausente. Ibaneis cedeu o lugar à vice-governadora Celina Leão (PP).
Humor
Independentemente de quais partidos cresceram nas eleições de 2024, não há o que festejar se a esquerda tiver encolhido.
Sem desmerecer o princípio democrático da pluralidade de ideias e ideologias, não custa lembrar que (pelo menos, teoricamente), quando o pensamento de esquerda sai enfraquecido de uma eleição, os pobres perdem e a pobreza vence. Ou seja, independentemente de quais partidos cresceram nas eleições de 2024, não há o que festejar se a esquerda tiver encolhido.
“Isso é covardia, e a democracia será a vítima”
Marty Baron, editor-executivo do Washington Post de 2013 a 2021, está “excepcionalmente desapomtado” com o dono do jornal, Jeff Bezos. Foi Bezos quem o levou para dirigir a redação ao comprar o jornal mais importante da capital americana (e um dos mais lidos do país), há onze anos.
A lambança do IBOPE
A vitória de Serafim Corrêa, em Manaus, é o mais espetacular resultado da eleição municipal. Por causa dele, um técnico qualificado e exemplo de político decente; e por causa de quem perdeu, Amazonino Mendes, um dos oligarcas mais carimbados da política do Norte do país.