Um dos atuais conselheiros de Trump diz que o filme The Apprentice é “malicioso” e que o “seu destino é uma pilha de lixo
Tenho um amigo que é apaixonado por cinema e me arrasta para os mais variados filmes, sendo que nos basta um olhar de soslaio para, num acordo mútuo, abandonarmos a sala. E foi assim — animados por essa possibilidade tácita de desistência — que fomos ver o biopic de Donald Trump, The Apprentice. Ficámos até ao fim.
Chegou-se ao que parecia ser impossível, um documento final consensual
A diplomacia do governo Lula teve o seu melhor momento na Cúpula do G20, realizada no Rio de Janeiro no início desta semana. Chegou-se ao que parecia ser impossível, um documento final consensual. Isso não aconteceu nas duas últimas reuniões do grupo dos principais vinte países do mundo. Para Lula, houve um sabor especial de vitória a criação de uma Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, tido pelo presidente brasileiro como seu maior legado do seu mandato à frente da presidência do G-20.
Sem anistia
Não é de hoje. Muito antes dos Kids Pretos, de agora, o Brasil padece com golpismo militar. Desde a proclamação da República – ela própria advinda de um golpe militar – de tempos em tempos, os golpes subvertem a ordem e atrapalham o progresso.
Falta o atestado de óbito da ditadura
“Ainda estou aqui” é uma obra prima que ao mesmo tempo deslumbra e desperta. A análise puramente estética demonstra sua qualidade pela beleza. Reconstitui com perfeição o ambiente de uma família e do Brasil na passagem dos anos 60 para 70, na orla do Rio de Janeiro, tanto em um período feliz quanto nos muitos anos tristes. O desempenho de cada ator, criança ou adulto, dá vida tão perfeita que não sentimos estarem representando. Dificilmente algum ator vai um dia superar Fernanda Montenegro nos minutos finais em que nos fala sem dizer uma única palavra, ou quando Fernanda Torres faz um discurso inteiro apenas com um olhar de relance para o retrato do ditador na parede. Walter Salles criou o ritmo perfeito em sua narrativa, mantendo os espectadores em suspenso durante toda a duração do filme.
Uma ajuda aqui, outra acolá
Plano para impedir a posse de Lula envolveu Bolsonaro, seus ministros, militares e apoiadores
O Supremo Tribunal Federal (STF) retirou o sigilo da decisão que determinou a prisão de cinco suspeitos de articular um golpe de Estado. Se tivesse sido bem-sucedido, o golpe envolveria o assassinato do então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do seu vice Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro do STF Alexandre de Moraes.
Luís Roberto Barroso
“Amanhecemos com notícias estarrecedoras sobre uma possível tentativa de golpe que teria ocorrido no Brasil após as últimas eleições presidenciais. Tudo sugere que estivemos mais próximos do que imaginávamos do inimaginável”. (Luís Roberto Barroso, presidente do STF)
Enquete
Para quem Lula deveria sorrir? Respostas de 904 leitores:
Fernando Haddad – 40,9%
Janja – 14%
Supremo Tribunal Federal – 15,2%
As emas do Alvorada – 29,9%
Com a palavra, a polícia e a justiça
Prometi não mais escrever que “o cerco a Bolsonaro se fechou”. Mas não tenho culpa se o cerco se alarga, vez por outra, para incorporar novos fatos que só agravam a situação do ex-presidente e dos seus acólitos que tentaram dar um golpe de Estado.
Humor
Sabendo que o futuro será diferente, Biden autoriza os ucranianos a utilizar mísseis norte-americanos de longo alcance contra a Rússia
Um candidato a procurador-geral que esteja a ser investigado por vários crimes, nomeadamente sexo pago com um menor? Confirmado. Um responsável pelo sistema de saúde que seja contra as vacinas e que acredita que as antenas de celular provocam o cancro? Confirmado. Um empresário multimilionário com contratos de milhões com o Estado e objeto de investigação de entidades federais, para reformar o aparelho de Estado? Confirmado. Um embaixador para Israel que tenha dito que “os palestinianos não existem”? Confirmado. A responsável pelos serviços secretos ser alguém que é suspeita de favorecer Vladimir Putin? Confirmado.
O Brasil mantém a sua tradição de diplomacia respeitada e de excelente qualidade
O Presidente Lula marcou um gol olímpico com a realização no Brasil da Cúpula do G2O. Antes da Cúpula, a reunião do G20 Social foi um sucesso, com a extensão dos objetivos do Grupo para enfrentar os problemas sociais e, para isso, conseguiu mesmo que se realizasse um evento paralelo com representantes de líderes de movimentos populares, tendo como foco o problema da fome, produzindo um documento para ser entregue à Troika, formada pelo atual presidente (Brasil, 2024), pelo ex-presidente (Índia, 2023) e pelo futuro presidente (África do Sul, 2025), conforme organização da Governança do Grupo.