Vilãs: veja quais frutas podem até matar o seu cachorro
Uva, abacate, carambola e açaí são alimentos considerados perigosos para os cães
atualizado
Compartilhar notícia
Quem tem cão em casa deve ficar atento. Algumas frutas podem causar grandes danos à saúde do seu animal. Uma em específico pode até ser mortal: a uva.
É o que mostra um estudo feito pelo hospital veterinário Grady, em Cincinnati, nos Estados Unidos. Para identificar o real risco do alimento aos cães, três especialistas realizaram testes e constataram que o ácido tartárico e o bitartarato de potássio, compostos tóxicos aos peludos, estão presentes nas uvas.
“Percebemos que o ácido tartárico e o bitartarato de potássio estão em altas concentrações nas uvas e que os cães são de uma espécie que demonstrou ser sensível aos compostos”, explicou uma das autoras da pesquisa, a veterinária Colette Wegenast.
Quando expostos aos compostos, os cachorros podem sofrer de insuficiência renal aguda. A doença acomete o funcionamento dos rins dos peludos, fazendo com o que o órgão pare repentinamente de filtrar os resíduos do sangue.
Veja quais frutas podem causar malefícios à saúde do seu cãozinho:
- Carambola: apresenta caramboxina, uma toxina que pode causar alterações neurológicas e ser nefrotóxica. A carambola também é fonte de ácido oxálico, o que pode levar à formação de cristais e cálculos de oxalato de cálcio em indivíduos predispostos.
- Uvas: contém uma substância tóxica que pode levar a alterações, como aumento da frequência urinária e da ingestão de água por provocar lesões nos rins.
- Açaí: possui teobromina, mesma substância tóxica do chocolate, prejudicial ao coração e ao cérebro.
- Casca e caroço de abacate: essas partes do abacate concentram grandes quantidades de persina, uma toxina que protege a fruta de fungos e pode levar à falência de órgãos em cães, dependendo da quantidade ingerida.
Fica o alerta: os cães nem sempre comem apenas aquilo que é oferecido a eles, então é também importante guardar essas frutas fora do alcance deles e tomar cuidado para não deixar cair pedaços quando você as comer.
Com informações do site Alto Astral, parceiro do Metrópoles