Reduz o colesterol e ajuda a digestão: veja benefícios de erva milenar
A nutricionista Apurva Agarwal listou os benefícios da erva. A especiaria tem propriedades que contribuem com a digestão
atualizado
Compartilhar notícia
Acessível e presente em prateleiras de supermercados, há quem não dê valor às folhas de louro, entretanto, a especiaria soma benefícios, desde reduzir o colesterol até melhorar a saúde do coração. Milenar, a erva é bastante popular na culinária indiana e carrega um fator histórico.
Antes de conquistar o mundo — inclusive preparos brasileiros, como a feijoada —. a folha de louro era utilizada pela medicina tradicional na antiguidade para tratar condições respiratórias, problemas digestivos e infecções. À época, poucos estudos atestavam os benefícios da erva.
De acordo com o portal indiano Hindustan Times, acreditavam que manter a folha de louro na narina ou sob as faixas da cabeça ajudava a tratar a dor de cabeça. Nos tempos antigos, ter a especiaria em casa era sinônimo de prosperidade e proteção contra infortúnio.
O site conversou com a nutricionista Apurva Agarwal sobre os benefícios da folha de louro. “Devido às suas alegadas propriedades terapêuticas, eram utilizadas em uma variedade curas médicas”, disse a expert. Confira abaixo!
1. Reduz o colesterol
Segundo a especialista em perda de peso, as folhas de louro ajudam a regular os níveis de colesterol, o que diminui o risco de doenças cardíacas e melhora a saúde cardiovascular em geral.
2. Trata problemas estomacais
Conforme frisou a nutricionista, os ativos presentes na folha de louro são “altamente benéficos no tratamento de dores de estômago, no alívio da síndrome do intestino irritável e até facilita a digestão dos alimentos”.
3. Ajuda a curar problemas respiratórios
Na medicina tradicional, a especiaria servia como terapêutica para problemas respiratórios. Apurva ressaltou que a folha de louro funciona como um “descongestionante natural”. Os compostos da erva tendem a ajudar a melhorar os sintomas da asma e bronquite.
4. Saúde do coração
Um dos componentes presentes na folha de louro é o ácido cafeico, com ação antioxidante, neuroprotetor, anti-inflamatório, antibacteriano e anticancerígeno.
5. Reduz o risco de doenças crônicas
Os antioxidantes da folha de louro auxiliam o corpo a combater os radicais livres e, consequentemente, o risco de doenças crônicas e protegem as células do estresse oxidativo. Ou seja, melhoram a saúde em geral.
Como consumir?
Usar a erva como tempero em preparos é uma das maneiras de desfrutar desses benefícios. A nutricionista aconselhou tirar a folha de louro antes de servir o prato, a exemplo do feijão, sopa e caril. Também dá para ingerir as propriedades em chás.
“Para o chá, aproveite os efeitos calmantes e perfumados da infusão mergulhando algumas folhas de louro em água quente por um tempo”, sugeriu a nutricionista.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.