Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
São Paulo

SP tem 31 praias impróprias para banho no 7 de setembro. Saiba quais

Boletim divulgado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) indica outras 144 praias adequadas durante o feriado prolongado

04/09/2026 14:17
Divulgação/Cetesb
Imagem colorida mostra praia com bandeira verde da Cetesb. Metrópoles

O estado de São Paulo tem 31 praias impróprias para banho durante o feriado prolongado da Independência, celebrado nesta segunda-feira (7/9). O número equivale a cerca de 18% do total de praias paulistas, de acordo com o boletim divulgado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Outras 144 praias estão próprias para banho.


Praias impróprias no 7 de setembro

Ubatuba:

  • Itaguá
  • Enseada
  • Perequê-Mirim
  • Lázaro

Caraguatatuba:

  • Cocanha

São Sebastião:

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles SP
  • Prainha
  • São Francisco
  • Arrastão
  • Pontal do Cruz
  • Porto Grande
  • Preta do Norte

Ilhabela:

  • Portinho
  • Feiticeira
  • Grande

Guarujá:

  • Perequê
  • Enseada

Cubatão:

  • Rio Perequê

Santos:

  • Ponta da Praia
  • Aparecida
  • Embaré
  • Boqueirão
  • Gonzaga
  • Pompéia

São Vicente:

  • Milionários
  • Gonzaguinha
  • Prainha
  • Boqueirão

Mongaguá:

  • Vera Cruz
  • Santa Eugênia

Itanhaém:

  • Pescadores

No Litoral Norte, 83 das 98 praias monitoradas estão adequadas. Entre elas estão Itamambuca, em Ubatuba; Martim de Sá, em Caraguatatuba; e Sino, em Ilhabela.

Na Baixada Santista, 56 dos 72 locais avaliados estão próprios para banho, uma lista que inclui Enseada-Indaiá, em Bertioga; Iporanga, no Guarujá; e Divisa, em São Vicente.

Já no Litoral Sul, todas as cinco localidades monitoradas estão próprias para banho. No entanto, a Cetesb alerta que as condições do mar podem mudar rapidamente após episódios de chuva.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Mesmo que a praia esteja sinalizada com bandeira verde, a orientação é aguardar pelo menos 24 horas antes de entrar na água. “Durante as chuvas, a água escoa pelas ruas e pelo solo e pode carregar lixo e outros resíduos para córregos, canais e, posteriormente, para o mar”, explicou Claudia Lamparelli, gerente do Setor de Águas Litorâneas da Cetesb.

Os banhistas também devem evitar entrar no mar perto de rios, córregos, canais e saídas de água da chuva, locais que podem receber água contaminada e oferecer riscos mesmo quando o restante do local está próprio.