Sobe para 5 número de mortos em desabamento em SP. Menina está desaparecida
Criança de 7 anos segue desaparecida sob os escombros do desabamento de um prédio em construção na madrugada deste sábado (12/9)

O Corpo de Bombeiros resgatou, na manhã deste domingo (13/9), mais dois corpos do local onde um prédio em obras desabou, na madrugada de sábado (12/9). sobre uma residência no bairro da Penha, na zona leste de São Paulo. Com isso, sobe para cinco o número de mortos. Duas pessoas, entre elas uma criança de 5 anos (vídeo abaixo), foram resgatadas com vida.
Equipes do Corpo de Bombeiros continuam buscando por uma criança de 7 anos, irmã da menina resgatada com vida, que está desaparecida sob os escombros. O pai das crianças, Herbert Chino esteve no local na manhã de sábado. “Alguém tem que responder por isso”, disse ele, enquanto acompanhava o trabalho dos bombeiros.
As obras do prédio eram realizadas pela construtora New Home. O advogado da empresa, Alexandre Sampi, afirmou que a construção está em situação regular e tinha alvará. O prédio chegou a ser embargado, mas deve esse embargo cassado, segundo ele.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP
Frequência de envio: Diário
Ver todasSampi ainda afirmou que a construtora está prestando “todo o apoio possível” às vítimas e que apenas um laudo técnico poderá determinar as causas do desabamento.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles SPDesabamento de prédio
- Um prédio em construção desabou sobre uma casa na Rua Tequici, na Penha, zona leste de São Paulo, por volta das 2h dese sábado (12/9);
- Cinco pessoas morreram, entre elas, uma mulher grávida. Outras duas pessoas, um homem de cerca de 30 anos e uma criança de 7 anos, foram resgatadas com vida e encaminhadas para atendimento médico;
- Uma criança de 7 anos segue desaparecida;
- A construção já havia sido alvo de medidas da Prefeitura. Em 2019, o município autuou e interditou a obra por falta de alvará. Em 2021, a Prefeitura entrou na Justiça para impedir que a construção avançasse;
- A Polícia Civil investiga as circunstâncias do desabamento. Nunes afirmou que os responsáveis pela obra são pai e filho e que o filho também atuava como engenheiro responsável tecnicamente pela construção.
Servidora deve ser afastada
Uma servidora da Prefeitura de São Paulo deve ser afastada do cargo por pelo menos 30 dias após atestar que a construção que existia no terreno onde um prédio desabou na madrugada deste sábado (12/9), na zona leste da capital, havia sido demolida. O problema, segundo o procurador-geral do município, Daniel Falcão, é que a demolição não foi realizada.
Segundo ele, a medida é necessária para que a Controladoria-Geral do Município possa investigar como o documento foi emitido e qual foi a atuação da servidora no processo.
“Vai haver uma determinação minha de afastamento dessa servidora que deu esse ateste por pelo menos 30 dias para ajudar na investigação. Ela não pode continuar no cargo nesse momento para não atrapalhar a nossa investigação interna”, afirmou.
Segundo o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o caso envolve um documento assinado em fevereiro de 2024 por uma funcionária da Subprefeitura da Penha. No texto, ela afirmou que a demolição havia sido “efetuada em sua integralidade” e que uma nova edificação estava em andamento no local.
O procurador-geral afirmou ainda que o próprio advogado da construtora esteve no local e constatou que a estrutura não havia sido demolida.
















