Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
São Paulo

Operação da PF mira esquema de falsas malas diplomáticas em Viracopos.

Grupo investigado entrou, segundo as investigações, com cerca de 230 toneladas de mercadorias clandestinamente entre os anos de 2023 e 2024

23/09/2026 07:22, atualizado 23/09/2026 08:08
Operação da PF mira esquema de falsas malas diplomáticas em Viracopos
Operação da PF mira esquema de falsas malas diplomáticas em Viracopos

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (23/9), a Operação Rota Diplomática para combater grupo suspeito de usar falsas malas diplomáticas para entrar clandestinamente com mercadorias estrangeiras no Brasil pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo. Veja ação:

De acordo com a diligência policial, os suspeitos investigados compravam, principalmente, smartphones e outros produtos eletrônicos dos Estados Unidos e remetiam os objetos ao país com selos e elementos de identificação vinculado ao serviço consular do Chipre, país da região leste do Mediterrâneo.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

A intenção do grupo era a de simular que os itens seriam de mala diplomática, para escapar do radar das autoridades portuárias. As investigações apontam que, entre os anos de 2023 e 2024, o grupo introduziu mais de 230 toneladas de mercadorias clandestinamente.

A Justiça Federal expediu nove mandados de busca e apreensão contra os alvos nas cidades de Indaiatuba, Santana de Parnaíba, São Paulo (capital) e Mauá, no ABC Paulista, além do bloqueio patrimonial de aproximadamente R$ 20 milhões.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles SP

De acordo com a PF, os investigados poderão responder pelos crimes de descaminho, organização criminosa e lavagem de dinheiro.