Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
São Paulo

Greve: Prefeitura de SP mantém rodízio de veículos suspenso na quarta

Restrições para caminhões serão mantidas. Greve dos ferroviários permanecerá em vigor, pelo menos, até as 17h desta quarta-feira (4/8)

04/08/2026 21:00
Rovena Rosa/ Agência Brasil
Com a retomada do rodízio após o feriado de Tiradentes, carros com placas finais 5 e 6 não podem circular nos períodos da manhã e da tarde - Metrópoles

A Prefeitura de São Paulo informou, na noite desta terça-feira (4/8) que o rodízio de veículos seguirá suspenso na capital nesta quarta-feira (5/8), em função da continuidade da greve dos trabalhadores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A suspensão valerá para os dois períodos: das 7h às 10h e das 17h às 20h, para carros com finais de placas 5 e 6.

Apesar da suspensão para automóveis, demais restrições existentes na cidade serão mantidas:

  • Rodízio de veículos pesados (caminhões);
  • Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões;
  • Zona de Máxima Restrição aos Fretados.

A Prefeitura de São Paulo acrescentou que, em relação ao transporte público municipal, não serão liberadas as faixas exclusivas de ônibus.

Em relação a pacientes com consultas e exames que tenham sido afetados pela greve da CPTM na terça e na quarta, a administração municipal também informou que todos os procedimentos serão reagendados, e que as próprias unidades de saúde entrarão em contato com os pacientes.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles SP

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Greve continua nesta quarta

O Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil não chegou a um acordo com o governo de São Paulo e decidiu manter a greve que afeta as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM. A paralisação segue pelo menos até as 17h desta quarta-feira, quando a categoria realizará uma nova assembleia para avaliar o andamento das negociações.

Em nota divulgada na noite desta terça-feira, o sindicato afirmou que a principal reivindicação continua sendo uma garantia formal, por escrito, de que todos os funcionários da CPTM terão os empregos preservados. A entidade disse ainda que permanece aberta ao diálogo e que a greve poderá ser encerrada assim que o governo formalizar esse compromisso.

Durante o dia, especialmente pela manhã, passageiros do Metrô de São Paulo puderam sentir os efeitos da paralisação. Linhas como a 1-Azul e 3-Vermelha registraram trens e plataformas mais lotadas que o normal para o horário, além de filas nas catracas. A região mais atingida foi a zona leste, a mais populosa de São Paulo e atendida pelas linhas paralisadas.

Na véspera, a CPTM anunciou que havia acionado seu plano de contingência para as linhas 11-Coral e 12-Safira. Pela manhã e à tarde, a Linha 11 (Estudantes-Barra Funda) operou de forma parcial entre as estações Barra Funda e Guaianases.

No período matutino, a Linha 12 (Calmon Viana-Brás) esteve fora de operação. À tarde, houve operação parcial entre as estações Brás e Engenheiro Goulart. Já a Linha 13-Jade não teve operação durante o dia.

O Metrô também adotou medidas para reduzir os impactos: as estações das Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata tiveram suas aberturas antecipadas para as 4h da manhã. Na Linha 3, foram adicionadas mais composições à circulação, e trens vazios eram enviados às estações que apresentaram maior lotação ao longo do dia.

O Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese) foi acionado para auxiliar no transporte de passageiros. Ao todo, 128 ônibus foram mobilizados. A Prefeitura de São Paulo também anunciou a suspensão do rodízio de veículos ao longo do dia.

CPTM acusa sindicato de descumprir efetivo mínimo durante greve

A CPTM acusou os ferroviários de operarem abaixo do efetivo mínimo no horário de pico nas Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade de trens durante a greve que afetou as linhas de transporte na manhã desta terça-feira, na capital e na Grande São Paulo.

Segundo a companhia de transportes, na véspera da greve, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou que a operação nas três linhas ocupasse ao mínimo 80% do efetivo nos horários de pico e de 60% nos demais períodos, o que não teria sido respeitado. Em caso de descumprimento, foi fixada a multa diária de R$ 400 mil ao Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil.

Além disso, a CPTM lamentou a greve: “Mesmo após a apresentação de compromissos concretos e da disposição expressa da gestão estadual para avançar nas negociações”.

Greve: Prefeitura de SP mantém rodízio de veículos suspenso na quarta - destaque galeria
10 imagens
Por conta da greve na CPTM, algumas estações do Metrô tiveram maior número de passageiros
Estação Penha da Linha 3-Vermelha do Metrô no sentido Barra Funda com maior número de passageiros
Greve: Prefeitura de SP mantém rodízio de veículos suspenso na quarta - imagem 4
Greve: Prefeitura de SP mantém rodízio de veículos suspenso na quarta - imagem 5
Estação Itaquera da Linha 3-Vermelha do Metrô na manhã desta terça
Estação Paraíso das Linhas 1-Azul e 2-Verde do Metrô teve aumento de passageiros por conta da greve da CPTM
1 de 10

Estação Paraíso das Linhas 1-Azul e 2-Verde do Metrô teve aumento de passageiros por conta da greve da CPTM

Isabela Thurmann/Metrópoles
Por conta da greve na CPTM, algumas estações do Metrô tiveram maior número de passageiros
2 de 10

Por conta da greve na CPTM, algumas estações do Metrô tiveram maior número de passageiros

Enzo Marcus/Metrópoles
Estação Penha da Linha 3-Vermelha do Metrô no sentido Barra Funda com maior número de passageiros
3 de 10

Estação Penha da Linha 3-Vermelha do Metrô no sentido Barra Funda com maior número de passageiros

Enzo Marcus/Metrópoles
Greve: Prefeitura de SP mantém rodízio de veículos suspenso na quarta - imagem 4
4 de 10

Enzo Marcus/Metrópoles
Greve: Prefeitura de SP mantém rodízio de veículos suspenso na quarta - imagem 5
5 de 10

Enzo Marcus/Metrópoles
Estação Itaquera da Linha 3-Vermelha do Metrô na manhã desta terça
6 de 10

Estação Itaquera da Linha 3-Vermelha do Metrô na manhã desta terça

Enzo Marcus/Metrópoles
Greve: Prefeitura de SP mantém rodízio de veículos suspenso na quarta - imagem 7
7 de 10

Enzo Marcus/Metrópoles
Greve: Prefeitura de SP mantém rodízio de veículos suspenso na quarta - imagem 8
8 de 10

Henrique Machado/Metrópoles
Greve: Prefeitura de SP mantém rodízio de veículos suspenso na quarta - imagem 9
9 de 10

Henrique Machado/Metrópoles
Vagão de metrô lotado durante greve da CPTM em São Paulo nesta terça-feira (4/8)
10 de 10

Vagão de metrô lotado durante greve da CPTM em São Paulo nesta terça-feira (4/8)

Enzo Marcus/Metrópoles

Reivindicações da greve

Nessa segunda (3/8), lideranças da categoria se reuniram com representantes do governo do estado na sede da Secretaria da Casa Civil, mas o encontro terminou sem acordo entre as partes. Na semana passada, os ferroviários já haviam aprovado um indicativo de greve para a data atual, caso não houvesse avanço nas negociações.

Entre as reivindicações, estão a reestatização das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, concedidas à Trivia Trens, a garantia de todos os empregos na CPTM e a aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 730/2025 na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), com o apoio do governo. O texto prevê a absorção dos funcionários da estatal por órgãos da administração pública estadual após concessões.