Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
São Paulo

Donos de construtora de prédio que desabou em SP serão presos, diz Nunes.

Documento assinado em 2024 afirmava que demolição havia sido concluída. Ricardo Nunes acionou a Controladoria para investigar o caso

12/09/2026 17:55
Leonardo Amaro / Metrópoles
Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) - Metrópoles

Com duas mortes confirmadas e quatro pessoas ainda procuradas nos escombros, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que a Polícia Civil foi acionada para prender os donos da construtora responsável pelo prédio que desabou sobre uma casa na Penha, zona leste de São Paulo, na madrugada deste sábado (12/9).

Segundo Nunes, os responsáveis pela obra são pai e filho. O filho, além de ser um dos proprietários, também seria o engenheiro responsável tecnicamente pela construção. De acordo com o prefeito, a medida foi tomada após a Prefeitura identificar que uma determinação anterior para demolir a estrutura não teria sido cumprida.

O desabamento ocorreu na Rua Tequici e deixou duas mulheres mortas, uma delas grávida. Outras duas pessoas — um homem de cerca de 30 anos e uma criança de 7 anos — foram resgatadas com vida e encaminhadas para atendimento médico.

Até o início da tarde, outras quatro pessoas permaneciam soterradas nos escombros: uma criança, um casal e outra mulher. Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda não era possível saber se elas estavam vivas. Cerca de 60 bombeiros, com o apoio de 20 viaturas e cães de busca, trabalhavam no local para localizar as vítimas.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles SP
Donos de construtora de prédio que desabou em SP serão presos, diz Nunes - destaque galeria
7 imagens
Mais de 10 pessoas moravam na residência atingida pelo prédio
Desabamento na zona leste de SP
Criança é resgatada com vida após desabamento na zona leste de SP
Prédio desabou na madrugada deste sábado (12/9)
Herbert Chino, pai de 2 crianças que estavam em casa afetada por desabamento
Imagem de 2024 do prédio que desabou na Penha
1 de 7

Imagem de 2024 do prédio que desabou na Penha

Reprodução/ Google Street View
Mais de 10 pessoas moravam na residência atingida pelo prédio
2 de 7

Mais de 10 pessoas moravam na residência atingida pelo prédio

Divulgação/ Corpo de Bombeiros
Desabamento na zona leste de SP
3 de 7

Desabamento na zona leste de SP

Divulgação/ Corpo de Bombeiros
Criança é resgatada com vida após desabamento na zona leste de SP
4 de 7

Criança é resgatada com vida após desabamento na zona leste de SP

Divulgação/ Defesa Civil
Prédio desabou na madrugada deste sábado (12/9)
5 de 7

Prédio desabou na madrugada deste sábado (12/9)

Imagens cedidas ao Metrópoles
Herbert Chino, pai de 2 crianças que estavam em casa afetada por desabamento
6 de 7

Herbert Chino, pai de 2 crianças que estavam em casa afetada por desabamento

Leonardo Amaro/ Metrópoles
Prefeito de SP visita local do desabamento
7 de 7

Prefeito de SP visita local do desabamento

Leonardo Amaro/ Metrópoles

Desabamento de prédio

  • Um prédio em construção desabou sobre uma casa na Rua Tequici, na Penha, zona leste de São Paulo, por volta das 2h deste sábado (12/9);
  • Duas mulheres morreram, uma delas grávida. Outras duas pessoas, um homem de cerca de 30 anos e uma criança de 7 anos, foram resgatadas com vida e encaminhadas para atendimento médico;
  • Até o início da tarde, quatro pessoas ainda estavam soterradas nos escombros. Entre elas estavam uma criança, um casal e outra mulher. As equipes de resgate ainda não sabiam se essas pessoas estavam vivas;
  • Cerca de 60 bombeiros, com o apoio de 20 viaturas e cães de busca, trabalhavam no local para localizar e retirar as vítimas dos escombros;
  • A construção já havia sido alvo de medidas da Prefeitura. Em 2019, o município autuou e interditou a obra por falta de alvará. Em 2021, a Prefeitura entrou na Justiça para impedir que a construção avançasse;
  • A Polícia Civil investiga as circunstâncias do desabamento. Nunes afirmou que os responsáveis pela obra são pai e filho e que o filho também atuava como engenheiro responsável tecnicamente pela construção.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Prisão e responsabilização

A obra já era alvo de medidas da Prefeitura antes do desabamento. Em 2019, o município autuou e interditou a construção por falta de alvará. Em 2021, entrou na Justiça para impedir o avanço da obra. Segundo Nunes, uma decisão posterior condicionou a construção de um novo prédio à demolição da estrutura anterior, o que não teria sido feito.

Nunes afirmou que o advogado dos responsáveis confirmou que a demolição não havia sido concluída. “Se ele falou isso, que ele nunca fez essa demolição, ele acabou de fazer uma confissão de um crime”, declarou.

A situação também levantou dúvidas sobre um documento de fiscalização assinado em fevereiro de 2024 por uma funcionária da Subprefeitura da Penha. O texto afirmava que a demolição havia sido “efetuada em sua integralidade” e que, no local, havia uma nova edificação em andamento. Segundo Nunes, porém, imagens do imóvel e relatos de moradores indicam que a estrutura antiga permaneceu no terreno.

“Se aquele documento for falso, essa pessoa também vai responder, civil e criminalmente, pelo ato que fez”, declarou.

Por isso, a Prefeitura acionou a Controladoria-Geral do Município para investigar o documento e verificar se houve erro na vistoria ou se a informação registrada não correspondia ao que havia sido feito no imóvel.

Câmera registra momento do desabamento

Uma câmera de segurança instalada do outro lado da rua registrou o momento em que o prédio em construção desabou sobre uma casa na Penha, zona leste de São Paulo, na madrugada deste sábado. As imagens mostram que o desmoronamento ocorreu por volta das 1h58, na Rua Tequici, 61. Não havia ninguém dentro do imóvel em obras no momento da queda. Veja o momento:

Quatro pessoas foram retiradas dos escombros até o início da tarde, sendo duas delas sem vida. Entre os sobreviventes está uma menina de 5 anos, resgatada pelos bombeiros. O pai da criança, Herbert Chino, ainda aguardava a retirada de outra filha, de 7 anos, e da esposa, que permaneciam soterradas. “Alguém tem que responder por isso”, disse ele enquanto acompanhava o trabalho das equipes de resgate.

A Defesa Civil informou que ainda não é possível afirmar se as chuvas que atingem a capital paulista tiveram relação com o desabamento.

A obra era realizada pela construtora New Home. O advogado da empresa, Alexandre Sampi, afirmou que a construção estava regular e tinha alvará. Segundo ele, o prédio chegou a ser embargado, mas o embargo teria sido cassado.