Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mundo

Rússia: Reino Unido e França estão "brincando com fogo" ao ajudar Ucrânia

Rússia também ameaçou atacar instalações militares britânicas na Ucrânia e em outros lugares caso a ajuda continue

27/08/2026 06:33
Getty Images
Veículo militar faz disparo de missil na guerra na Ucrânia - Metrópoles

A Rússia afirmou que o Reino Unido e a França estão “brincando com fogo” ao fornecer tecnologia de mísseis à Ucrânia. A declaração foi feita pela porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, segundo a mídia estatal.

Ela ainda ameaçou atacar instalações militares britânicas na Ucrânia e em outros lugares caso a ajuda continue.

“É evidente que, ao transferir as chamadas funções de assembleia para os ucranianos, Londres e Paris estão tentando desesperadamente se eximir da responsabilidade por realizar greves em território ucraniano. Não vai funcionar. Vocês, em Paris, Londres, Berlim e outras capitais, têm responsabilidade direta por participarem de ataques terroristas”, disse.

No início da semana, o Reino Unido e a França anunciaram que vão permitir que a Ucrânia acesse tecnologia dos mísseis secretos “Storm Shadow” para que o país fabrique suas próprias armas.

A principal medida anunciada por Londres é a autorização para que a empresa europeia de defesa MBDA compartilhe com a Ucrânia informações técnicas classificadas sobre componentes britânicos dos mísseis de cruzeiro Storm Shadow/SCALP. O objetivo é permitir que Kiev e Paris avancem na criação de linhas de montagem desses armamentos em território ucraniano.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles