Além dos esquadrões (infinitos) de stormtroopers, o lado mau da força parece seguir o rastro mitológico deixado pelo restante da franquia. Aqui, a Primeira Ordem, nascida a partir dos escombros do Império Galáctico forjado por Darth Vader e Darth Sidious, obedece religiosamente à estrutura hierárquica da franquia. Sempre há um mestre e um aprendiz a almejar o controle dos destinos da galáxia.
Diretor de “O Despertar da Força”, J.J. Abrams já disse em
entrevista que Kylo Ren (Adam Driver), novo vilão da série, não é um
lorde Sith. Além de ocupar o alto escalão da Primeira Ordem, ele
descende da ordem dos Cavaleiros de Ren e fez seu sabre de luz –
aquele em formato de cruz – de maneira caseira. Ah, e claro: ele sabe
de cor a história de ascensão e queda de Darth Vader.
O mestre de Kylo é Snoke (Andy Serkis), o Supremo Líder da Primeira Ordem. Se Darth Sidious olhava ao redor e via uma porção de generais à disposição, Snoke tem Hux (Domhnall Gleeson) como principal aliado.
Roteirista deste sétimo capítulo e de “O Império Contra-Ataca” (1980) e “O Retorno de Jedi” (1983), Lawrence Kasdan declarou que Kylo é um vilão “como nenhum outro” na franquia: contraditório e, ao que parece, mais perturbado do que perturbador. A ver se Luke, afinal, tem ou não algo a ver com toda essa nova geração do lado sombrio.