Veja como criadores de conteúdo adulto são afetados pelo fim do X
De acordo com um especialista em redes sociais, o X, antigo Twitter, possibilitava aos criadores de conteúdo adulto um maior contato com fãs
atualizado
Compartilhar notícia
Na semana passada, o X, antigo Twitter, saiu do ar no Brasil após uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Além de “dizer adeus” aos memes e ao conteúdo rápido, os usuários da rede social verão menos conteúdo adulto. Entenda!
X tinha política aberta com conteúdo sexual
A rede era uma das principais a ter uma política aberta com conteúdo sexual.
À época em que foi autorizado, já na direção do bilionário Elon Musk, o X explicou, em nota que a “ expressão sexual, visual ou escrita, pode ser uma forma legítima de expressão artística. Acreditamos na autonomia dos adultos para se envolverem e criarem conteúdos que reflitam as próprias crenças, desejos e experiências, incluindo aquelas relacionadas com a sexualidade.”
De acordo com o especialista em redes sociais Natan Andrade, a relação do X com o consumo de conteúdo adulto não é sobre a quantidade, mas sobre a construção de comunidades.
“Os usuários consomem esses conteúdos na rede? Sim. Mas, principalmente, seguem os criadores e criadoras, interagem com eles e sentem-se colaborando”, aponta o especialista. “Esse será o principal impacto que esses criadores sentiram: sua comunidade, que apoiava seu trabalho no X e em outras plataformas, pode se pulverizar”, acredita.
Era um consumidor assíduo? Não se preocupe! Natan salienta que há espaço para conteúdo adulto em outras redes.
“O conteúdo adulto nas redes sociais pode existir e os criadores podem criar suas comunidades ali, porém, a rede social precisa ter um papel atuante com filtros de permissão e moderação desses canais”, emenda.
O especialista aponta que o X estava longe de ser a rede social mais acessada no Brasil. Apesar disso, costumava pautar muitos debates.
“O X, no entanto, sempre teve uma relevância para além do número de usuários. É uma rede que pauta a discussão nas demais, cria memes, gera assuntos, exporta conteúdo para as demais”, finaliza.