metropoles.com

Saiba quem é Hugo Motta, um dos favoritos para a presidência da Câmara

Líder do Republicanos na Casa, Hugo Motta despontou nessa semana como o favorito para comandar os deputados a partir de fevereiro de 2025

atualizado

Compartilhar notícia

Mário Agra / Câmara dos Deputados
Hugo Motta
1 de 1 Hugo Motta - Foto: Mário Agra / Câmara dos Deputados

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), líder da sigla na Câmara, despontou nesta semana como o favorito para ser o candidato do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL) e sucedê-lo em fevereiro de 2025.

Até então, o líder do União Brasil na Casa, Elmar Nascimento (União Brasil-BA) era o favorito de Lira, mas a desistência do presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), para abrir espaço para Motta mudou o jogo.

O deputado da Paraíba recebeu o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Motta se encontrou com ambos nos últimos dois dias.

4 imagens
O empresário Alberto Leite com Ciro Nogueira, Hugo Motta (dir.) e o apresentador Celso Portiolli
Hugo Motta
Hugo Motta
1 de 4

Presidente Lula com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Eles negociam a indicação de Hugo Motta na Casa.

IGO ESTRELA/Metrópoles @igoestrela
2 de 4

O empresário Alberto Leite com Ciro Nogueira, Hugo Motta (dir.) e o apresentador Celso Portiolli

Reprodução
3 de 4

Hugo Motta

Mário Agra / Câmara dos Deputados
4 de 4

Hugo Motta

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Uma ala da Câmara o vê como nome de consenso dentro da Casa, com abertura em todos os segmentos, da direita à esquerda. O congressista de 34 anos pode se tornar o presidente mais novo que a Casa já teve. Ele completará 35 anos no próximo dia 11.

O último presidente mais novo que a Casa já teve foi o ex-deputado Luís Eduardo Magalhães, que assumiu o comando da Câmara em 1995, aos 39 anos.

Apesar da pouca idade, ele está em seu quarto mandato. Entrou na Câmara em 2011, na época com 21 anos. No Congresso, o deputado tem um importante aliado, o presidente do PP e senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro do governo Bolsonaro.

Hugo Motta integrou “tropa de choque” de Cunha

Motta fez parte da chamada “tropa de choque” do ex-deputado Eduardo Cunha (PTB). Na época ambos eram do PMDB (atual MDB). Cunha fez do deputado da paraibano o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, que na época investigava o governo Dilma.

Por ser forte aliado de Cunha, votou pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), algo que ainda gera incômodo para os petistas.

Meses depois do impedimento de Dilma, Motta viu o poder de Cunha se esvair, com a cassação dele meses depois da saída da petista do poder. Nessa votação, o deputado da Paraíba não compareceu para votar.

De centro, o parlamentar fez parte da base de apoio dos governos de Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB), Jair Bolsonaro (PL), e agora também do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em 2018, Motta trocou o MDB pelo Republicanos. Nas eleições de 2022, foi o deputado federal mais votado da Paraíba, com 158.171 votos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?