metropoles.com

PF se preparou para não haver nenhuma contestação sobre operação

Peça que embasou operação contra Bolsonaro passou por três delegados e por Alexandre de Moraes 

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
PF Polícia Federal
1 de 1 PF Polícia Federal - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Polícia Federal (PF) preparava há algumas semanas a petição que embasou a operação Tempus Veritatis de quinta-feira (08/02). O documento passou pelos três delegados que cuidam do inquérito das milícias digitais, antes de passar pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

A PF preparou a peça para não deixar escapar nenhum motivo para contestação daqueles que foram alvo da operação. Havia provas descritas especificamente para justificar cada uma das prisões, buscas e apreensões de ontem.

Uma das provas que nortearam a operação foi o vídeo (ainda em segredo de justiça) em que Jair Bolsonaro (PL), seus ministros e militares combinavam detalhes de uma tentativa de golpe, antes das eleições de 2022. Na descrição, o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, aparece falando sobre “virar a mesa” antes da votação.

Em outro trecho, o então presidente discute com seus ministros toda a dinâmica do golpe. Bolsonaro disse que usaria os 23 ministros para espalhar fake news sobre as urnas. “ Eu vou entrar em campo usando o meu exército, meus 23 ministros”, disse o ex-presidente, segundo a PF.

O texto foi tão bem fundamentado que tanto o ministro Alexandre de Moraes, como o PGR, Paulo Gonet, concordaram com a operação que levou à prisão 4 aliados de Bolsonaro, além da apreensão do passaporte do ex-presidente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?