Uma ajuda aqui, outra acolá
Com a palavra, a polícia e a justiça
Prometi não mais escrever que “o cerco a Bolsonaro se fechou”. Mas não tenho culpa se o cerco se alarga, vez por outra, para incorporar novos fatos que só agravam a situação do ex-presidente e dos seus acólitos que tentaram dar um golpe de Estado.
Brilho, purpurina e realce
Assisti, ontem à noite, à entrega do Prêmio Rodrigo de Melo Franco, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, órgão do ministério da Cultura.
Confira quem foi
O adeus a Joe Biden
Diz-se nos Estados Unidos de um político em final de carreira ou de mandato que ele não passa de um pato manco. É o caso do presidente Joe Biden, a dois meses de sair da Casa Branca para dar lugar a Donald Trump, que ele derrotou há quatro anos.
O resto é conversa fiada
O caçador e o caçado
Ouve-se sempre que a extrema-direita amarga algum revés de grande monta: “Olha aí, estão querendo polarizar de novo”. Como se a polarização política tivesse amainado. Ou como se ela fosse alimentada unicamente por Lula, seus discípulos e a esquerda.
Lula, cada vez mais se isola
Lula foi vaiado por um grupo de 30 estudantes enquanto discursava na solenidade de lançamento da pedra fundamental do Memorial da República, em Maceió. Deu a resposta de praxe:
Ela atirou no pé do marido
O livro do Eclesiastes diz que “existe um tempo para falar e um tempo para calar”. E o provérbio “a palavra é prata, o silêncio é ouro” ensina que mais importante do que falar no momento certo é saber calar e manter reserva em algumas situações.
Acúmulo de desgastes
O advogado João Luiz Duboc Pinaud anunciou que vai largar a presidência da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos. Ele discorda da resistência do governo à abertura dos arquivos de mortos e desaparecidos da ditadura militar de 1964.
Coisas da vida de uma garota
A atriz Rachel Zegler, 23 anos, estrela da adaptação cinematográfica de 2021 de “West Side Story” dirigida por Steven Spielberg e escolhida pela Disney para o papel de Branca de Neve em um novo filme, pediu desculpas depois de criticar acidamente nas redes sociais o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e seus apoiadores.
Ver para crer
Encara-se como algo normal na vida dos governos sem maioria no Congresso a paralisia que atinge a Câmara dos Deputados. Nada se vota ali desde o fim das eleições municipais porque os deputados simplesmente deixaram de acreditar na palavra do governo.