metropoles.com

No Rio, Bolsonaro tem dificuldades em conquistar bolsonaristas

PL acredita que início oficial da campanha eleitoral tirará Ramagem do limbo 

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Ramegem com Bolsonaro
1 de 1 Ramegem com Bolsonaro - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A divulgação da pesquisa Quaest, que mostra o Delegado Alexandre Ramagem (PL-RJ) 19 pontos percentuais atrás do atual prefeito Eduardo Paes (PSD) na eleição do Rio de Janeiro, foi recebida com desagrado pelo PL.

O Partido Liberal não esperava um aumento significativo nas intenções de voto para seu candidato na pesquisa geral. O que causou desconforto foi a constatação de que, mesmo entre os eleitores bolsonaristas, o deputado federal apresenta um desempenho pífio.

Entre os que votaram em Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno de 2022, Paes está em vantagem por dez pontos: 39% contra 29% de Ramagem. Para comparação, entre os eleitores de Lula, o candidato à reeleição tem 61%, contra apenas 2% do ex-diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência).

Diante deste cenário, o PL planeja focar sua campanha, a partir de 15 de agosto, em conquistar os bolsonaristas, ligando diretamente a imagem do ex-presidente ao seu candidato.

Por ora, todas as peças da campanha estão planejadas para destacar a atuação de Ramagem na Câmara dos Deputados e sua gestão frente à Abin. Como deputado federal, o delegado apresentou 137 propostas legislativas e relatou outras 17, a maioria relacionada à segurança pública.

Após o início oficial da campanha, o PL acredita que seu candidato pode alcançar até 25% das intenções de voto, saindo assim do limbo em que se encontra e indo para o segundo turno na capital fluminense. Por enquanto, o partido atribui o fraco desempenho à investigação da Polícia Federal (PF) sobre a “Abin Paralela”.

Eis os resultados da Quaest de 24 de julho:

  • Eduardo Paes (PSD) – 49%; 
  • Alexandre Ramagem (PL) – 13%; 
  • Tarcísio Motta (PSol) – 7%; 
  • Cyro Garcia (PSTU) – 3%; 
  • Rodrigo Amorim (União Brasil) – 3%; 
  • Juliete Pantoja (UP) – 2%; 
  • Marcelo Queiroz (PP) – 2%; 
  • Carol Sponza (Novo) – 1%; 
  • Dani Balbi (PCdoB) – 1%; 
  • Brancos/nulos – 15%; 
  • Não sabem – 4%.

A pesquisa foi realizada de 19 a 22 de julho de 2024. Foram entrevistadas 1.104 pessoas com 16 anos ou mais no Rio de Janeiro. O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE sob o nº RJ-03444-2024.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?