metropoles.com

Lira fará o meio de campo entre STF e Planalto

Presidente da Câmara minimiza voto de Jaques Wagner na PEC que limita decisões monocráticas de ministros do STF

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
MInistro do STF Luis Roberto Barroso cumprimenta Arthur Lira, presidente Camara, em sessão STF - Metrópoles
1 de 1 MInistro do STF Luis Roberto Barroso cumprimenta Arthur Lira, presidente Camara, em sessão STF - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), minimizou o voto favorável do senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, à PEC que limita os poderes dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Para Lira, um voto não mudaria o resultado do todo, já que até o governo previa derrota na votação.

O voto de Jaques Wagner causou mal-estar entre o Partido dos Trabalhadores. Alguns senadores do PT disseram que o voto do baiano não foi coerente com o que o partido defende. 

Incomodados, os ministros do STF fizeram chegar ao presidente Lula (PT) que estão desgostosos com a atitude de Wagner e a sinalização de que o governo estaria apoiando a PEC.

Agora, segundo integrantes do Palácio do Planalto, caberá a Arthur Lira o apaziguamento das relações entre o STF e o Planalto. O ministro vai colocar a PEC na gaveta por um tempo e conversar com ambos os lados para melhorar o ambiente.

Na Fazenda, a preocupação é que a “crise” entre os poderes possa interferir na continuidade do julgamento do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural). O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deseja que o STF conclua o caso ainda neste ano, e pediu a Barroso celeridade. A conclusão do julgamento pode render até R$ 20 bilhões para a União.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?