metropoles.com

Brasil teme cenário de contestação na eleição da Venezuela

Palácio do Planalto considera que haverá reclamação do lado perdedor, seja de Maduro ou de González

atualizado

Compartilhar notícia

Jesus Vargas/Getty Images
Imagem colorida de Nicolás Maduro - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Nicolás Maduro - Metrópoles - Foto: Jesus Vargas/Getty Images

O Palácio do Planalto reagiu com aversão à indireta de Nicolás Maduro ao presidente Lula (PT). Na terça-feira (23/07), o venezuelano não mencionou diretamente o petista, mas aconselhou a tomar chá de camomila quem tivesse se assustado com suas falas sobre “banho de sangue” na Venezuela.

Na segunda-feira (22/07), Lula disse que ficou “assustado” após Maduro afirmar que poderia haver um “banho de sangue” no país caso ele perca a eleição do próximo domingo.

Por conta disso, integrantes do governo já consideram que a eleição no país vizinho não terminará em 28 de julho. Acreditam que o candidato derrotado, seja Maduro ou Edmundo González (da oposição), vai contestar o resultado do pleito.

O receio é que a Venezuela entre em um vórtex de caos social e institucional caso um dos lados conteste a vitória do eleito. Isso criaria uma situação de instabilidade no país que faz fronteira com o Brasil.

Mesmo assim, o governo se prepara para reagir com rapidez ao resultado da eleição na Venezuela. Petistas creem que os observadores do Partido dos Trabalhadores são garantia de que o processo será limpo. O assessor especial de assunto internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, também acompanhará o pleito.

Também na terça, Maduro também colocou em dúvida os processos eleitorais do Brasil, Colômbia e dos Estados Unidos. Ele mentiu dizendo que as eleições no Brasil não são auditadas. É importante destacar, no entanto, que o rito eleitoral no país é auditado de ponta a ponta e nunca foi constatada nenhuma fraude nas votações com urna eletrônica.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?