metropoles.com

Rico em proteínas, amendoim é aliado em dietas para pessoas 50+

O amendoim pode ser considerado como um superalimento devido à quantidade de proteínas e nutrientes que acrescenta às dietas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida mostra vários amendoins descascados com sal - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra vários amendoins descascados com sal - Metrópoles - Foto: Getty Images

O amendoim é uma leguminosa versátil, cujo consumo está bastante difundido no mundo. Ele é usado como ingrediente de refeições, tira-gostos ou lanches saudáveis.

Em termos nutricionais, é considerado um superalimento devido à quantidade de nutrientes que acrescenta às dietas. Da mesma família do feijão e das lentilhas, ele traz mais proteínas às refeições quando incorporado ao cardápio diário, pois é uma boa fonte do macronutriente.

Em entrevista ao Sport Life, a nutricionista Jéssica de Freitas ressaltou a importância das proteínas na deita de pessoas mais velhas. “Adultos com mais de 50 anos devem consumir pelo menos 1,6g a 2,0g de proteína por kg de peso corporal por dia, ou seja, é importante caprichar no consumo de proteínas para aumentar ou conservar a massa muscular”, afirmou.

Em 100 gramas de amendoim, há 22 gramas de proteínas.

A leguminosa também é fonte de gorduras boas e rica em vitaminas E e do complexo B, além de conter minerais como cobre, manganês, molibdênio, fósforo, magnésio, zinco, ferro e potássio.

Alimento associado ao bom humor

Pesquisadores já associaram o consumo de amendoim à melhoria no humor em uma pesquisa realizada na Espanha. De acordo com eles, as pessoas que costumam comer amendoim têm até 17% menos chance de desenvolver depressão.

“Os efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes associados à composição nutricional do amendoim podem desempenhar um papel importante na redução do risco de depressão. Além disso, o alimento é rico em aminoácidos, como arginina, glutamina, serina e triptofano, e níveis mais baixos dessas substâncias já foram associados à depressão”, apontam os autores.

No entanto, o amendoim deve ser consumido com moderação, já que possui alto valor calórico e, em excesso, pode ser prejudicial à saúde. Em 100 gramas de amendoim, há aproximadamente 600 calorias.

Como incluir o amendoim na dieta

Deevido à sua versatilidade, o amendoim serve como ingrediente para diversas preparações do dia a dia.

“Você pode adicioná-lo ao café da manhã ou lanche da tarde, combinando perfeitamente com iogurte, aveia ou frutas. Além disso, é um ótimo ingrediente para sucos verdes e smoothies”, orientou a nutricionista Patrícia Leite, em entrevista ao site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Quem não pode consumir amendoim

Para a grande maioria das pessoas, não há contraindicações. No entanto, se você costuma sofrer com herpes deve evitar o consumo, pois o amendoim possui alto teor de arginina. A arginina é um aminoácido que funciona como gatilho para episódios de herpes.

O amendoim também é um alimento com alto potencial alergênico, ou seja, muitas pessoas acabam desenvolvendo alergia a essa leguminosa. Assim, alérgicos ao amendoim também não podem consumi-lo, para evitar um choque anafilático.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?