Pesquisa sugere que alimento comum pode ajudar a evitar depressão
Estudo espanhol mostrou que um alimento específico usado na dieta foi associado a um risco 17% menor de depressão em voluntários
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisadores associaram o consumo de amendoim à melhoria no humor em um estudo realizado na Espanha. De acordo com eles, as pessoas que costumam comer o tira-gosto tinham até 17% menos chance de desenvolver depressão.
“Os efeitos antiinflamatórios e antioxidantes associados à composição nutricional do amendoim podem desempenhar um papel importante na redução do risco de depressão. Além disso, o alimento é rico em aminoácidos, como arginina, glutamina, serina e triptofano, e níveis mais baixos dessas substâncias já foram associados à depressão”, apontam os autores.
Efeitos contra a depressão
Durante o trabalho, os pesquisadores da Universidade de Castilla-La Mancha analisaram os hábitos alimentares de 13,5 mil pessoas com idades entre 37 e 73 anos. Todos moravam no Reino Unido e não tinham diagnóstico de depressão no início do estudo.
Após cinco anos, foram identificados 1,1 mil casos de depressão. O quadro depressivo foi definido na pesquisa como diagnóstico médico autorreferido ou uso de antidepressivo.
Publicado no periódico Clinical Nutrition em julho deste ano (26/7), o estudo constatou que o consumo moderado de amendoim estava associado a uma redução de 17% no risco de apresentar depressão.
“Como a dieta é um fator de estilo de vida modificável, futuros ensaios clínicos de longo prazo devem avaliar se o consumo de amendoim é uma estratégia eficaz para prevenir a depressão em adultos”, afimou o líder da pesquisa Bruno Bizzozero-Peroni, em entrevista ao site Daily Mail.
Outros benefícios do amendoim
Vale destacar que a leguminosa contém colesterol bom e é rica em vitaminas E e do complexo B. Também contém minerais como cobre, manganês, molibdênio, fósforo, magnésio, zinco, ferro e potássio. As substâncias presentes no alimento contribuem para o bom funcionamento do organismo.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.