metropoles.com

Altos níveis de hormônio do estresse estão associados a mortes por Covid-19

Pesquisa foi feita por cientistas do Imperial College, de Londres, com mais de 400 pacientes. Informação pode ajudar no tratamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Yanka Romão/Arte Metrópoles
Ilustração coronavírus em fundo vermelho
1 de 1 Ilustração coronavírus em fundo vermelho - Foto: Yanka Romão/Arte Metrópoles

A cada dia, novas informações sobre o coronavírus e a infecção que ele causa são descobertas pela ciência. Pesquisadores do Imperial College, de Londres, na Inglaterra, descobriram, na última semana, que os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, nos pacientes de Covid-19 pode ter a ver com o desenvolvimento de quadros mais graves da doença.

Foram observados 535 pacientes — destes, 403 foram diagnosticados com a Covid-19. As pessoas que tinham a doença apresentaram níveis mais altos de cortisol. Alguns participantes apresentaram concentração de até 3.241 nm/L — pacientes saudáveis e descansados costumam ter entre 100 e 200 nm/L, enquanto pessoas que acabaram de passar por uma grande cirurgia costumam chegar a mil.

Entre as pessoas com Covid-19 que morreram, aquelas com menos de 744 nm/L sobreviveram uma média de 36 dias. Naqueles com números maiores que este, a média de sobrevivência caiu para 15 dias.

O estudo foi feito entre 09/03 e 22/04, e cerca de 27% das pessoas diagnosticadas morreram durante o tempo da pesquisa. Os resultados foram publicados na revista científica The Lancet Diabetes & Endocrinology.

“Da perspectiva de um endocrinologista, faz sentido que os pacientes mais doentes tenham altos níveis de cortisol, mas estes números são preocupantes“, afirma o professor Waljit Dhillo, responsável pela pesquisa.

Segundo ele, este pode ser mais um indicador para se prestar atenção quando o paciente chega ao hospital. Se os níveis de cortisol estiverem muito altos, a equipe médica deve se preparar para uma evolução rápida do quadro e atuar o quanto antes para prevenir maiores problemas.

6 imagens
1 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
2 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
3 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
4 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
5 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
6 de 6

Yanka Romao/Metrópoles

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?