metropoles.com

Conferência nos EUA reunirá Temer, Moraes e Meirelles

Evento promovido pelo Lide em Nova York discutirá temas como liberdade, democracia e economia

atualizado

Compartilhar notícia

TSE/Reprodução
alexandre de moraes presidente do tse
1 de 1 alexandre de moraes presidente do tse - Foto: TSE/Reprodução

Alguns dos principais nomes das cenas política e jurídica do país se reunirão em Nova York a partir da próxima segunda-feira (14/11) para a Brazil Conference, um evento organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide). O discurso de abertura será proferido pelo ex-presidente Michel Temer (MDB).

O primeiro painel, no dia 14, terá como tema “O Brasil e o respeito à liberdade e à democracia”. Entre os participantes, estarão o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Outros cinco ministros da corte também participarão do seminário: Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski. O ex-presidente do STF Carlos Ayres Britto e o presidente em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, também vão compor o painel.

À frente do TSE durante o processo eleitoral, Moraes assumiu protagonismo do que classificou como “guerra às fake news” – e foi acusado por aliados de Jair Bolsonaro (PL) de prejudicar o candidato à reeleição.

Sob sua gestão, o tribunal aprovou uma resolução que ampliou os poderes da própria corte para a remoção de notícias falsas nas redes. Conteúdos com informações consideradas falsas ou descontextualizadas foram removidos sem que o TSE fosse provocado pelas partes interessadas, como ocorria até então.

Perspectivas para a economia

No dia 15 de novembro, o debate será sobre “A economia do Brasil a partir de 2023”. A mesa será formada pelo presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto; pelos ex-ministros da Fazenda Henrique Meirelles e Joaquim Levy; e pelo ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Persio Arida.

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), derrotado nas eleições de outubro, também participará.

Críticas nas redes

Em setembro, a pouco menos de um mês da eleição no Brasil, simpatizantes de Bolsonaro difundiram, por meio das redes sociais, a informação falsa de que o evento do Lide em Nova York teria como tema central “um novo governo do Brasil”.

Na verdade, a conferência inicialmente tinha previsto um painel intitulado “A economia do Brasil com o novo governo”. Após as críticas, os organizadores mudaram o título de uma das mesas para “A economia do Brasil no pós-eleição” e, em seguida, “A economia do Brasil a partir de 2023”.

Segundo o Lide, a mudança foi necessária “para tornar a compreensão” a respeito dos debates “ainda mais objetiva e assertiva”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?