14 dicas para ter a melhor experiência na hora de beber espumante
Aprenda todos os segredos para servir a bebida com segurança, praticidade e elegância
atualizado
Compartilhar notícia
Beber espumante é um grande prazer. A bebida representa e celebra a alegria, vitórias e conquistas. Mas, para muitas pessoas, o momento que antecede o prazer de tirar a rolha da garrafa é de receio e insegurança. A rolha não vai querer sair? Ou vai sair voando e acertar uma taça, o gesso do forro, ou pior, o olho de alguém?
Ainda tem a possibilidade de parecer uma comemoração de Fórmula 1: o espumante sair em um spray de espuma molhando tudo e todos que estiverem pela frente.
Para evitar tal constrangimento, aproveito para compartilhar 14 dicas simples, divididas entre antes, durante e depois da abertura do espumante.
Já aviso que não será com a elegância profissional, mas, com toda certeza, vamos tirar a rolha com o “modo segurança” ativado.
ANTES
1. Não deixe o espumante guardado na geladeira por vários dias, pois a rolha poderá perder a elasticidade e ficar praticamente impossível de ser retirada.
2. Certifique-se de que a garrafa está gelada na temperatura ideal de serviço. Coloque a garrafa em um balde com gelo e água em partes iguais, então deixe por 30 a 40 minutos. Ponha um prato sob o balde para não molhar a toalha de mesa.
A temperatura ideal para a maioria dos espumantes fica entre 6 ºC e 8 ºC.
3. Nunca chacoalhe a garrafa, pois isso cria bolhas grandes de gás, aumentando em excesso a pressão interna, com o risco do efeito spray, e dessa forma você desperdiçaria suas borbulhas.
A pressão normal de um pneu de carro é de 30 libras. Já a de uma garrafa de espumante é de 70 libras, ou seja, duas vezes a pressão de um pneu. É mais seguro abrir a garrafa quando o líquido está gelado, pois isso diminui um pouco a pressão interna.
DURANTE
4. Tire a garrafa do balde e a enxugue com um pano de prato. Esse pano será útil mais adiante.
5. Para a retirada dos lacres, o de papel e o de arame, apoie a garrafa sobre uma mesa e, sem rodar ou mexer, retire a totalidade do invólucro de papel que protege a rolha. Normalmente, o invólucro tem uma pequena ponta ou fitinha para puxar e o retirar facilmente.
6. Retire a armação em arame (gaiola) que protege a rolha e garante que ela não escape. Neste passo se inicia a preocupação maior com a segurança. O lacre de metal possui um gancho que deverá ser girado de quatro a cinco voltas para afrouxar a estrutura e permitir a retirada. Devemos manter uma mão sempre sobre a rolha, para evitar acidentes caso ela resolva sair voando. Podemos optar por colocar o pano de prato sobre a rolha.
7. Retirada a gaiola, vamos sacar a rolha, mas primeiro providencie as taças. Mantenha a garrafa pousada na mesa. Incline-a e a aponte para uma zona de segurança, para, caso a cortiça voe, não atingir nenhum alvo que quebre ou se machuque.
A rolha que escapa da garrafa de espumante pode atingir a velocidade de 50 km/h. Imaginem a pancada!
8. Agora, alguns dos segredos dos grandes sommeliers. A técnica é não girar a rolha, mas sim a garrafa! Segure firmemente a rolha com a mão inteira e gire a garrafa no sentido anti-horário. Outra dica de ouro: a pressão do gás começará a empurrar a cortiça para cima, mas você não deve puxar a rolha. Pelo contrário, empurre-a levemente para baixo para controlar a velocidade com que ela sairá.
9. Quando sentir que a rolha vai soltar-se por completo, empurre-a lateralmente para que o gás escape com um singelo “sshhhhh”.
10. Relaxe! A rolha estará em suas mãos e sem desperdiçar uma única gota da bebida.
DEPOIS
11. Chegou a hora de servir. O espumante deve ser oferecido imediatamente após a abertura. Não apoie o dedo no fundo da garrafa, segure-a firmemente com a mão toda. Para evitar a criação de muita espuma nos copos e não desperdiçar suas bolhas (perlage), incline a taça e coloque apenas um pouco, fazendo um “fundo de taça”. Aguarde alguns segundos para a espuma assentar, então termine de encher.
Como a temperatura da taça é diferente da do espumante, ocorre a formação de espuma, portanto sirva vagarosamente.
12. Enquanto tiver líquido na garrafa, mantenha-a dentro do balde de gelo para conservar a temperatura.
13. Agora é só brindar e beber, sentindo o gosto dessa bebida refrescante.
14. Última dica. Sobrou espumante na garrafa, o que fazer para não desperdiçar? Para isso existem rolhas especiais que vedam e conservam o gás por alguns dias.