Você sua demais? Ciência acha link entre suor excessivo e ansiedade
Em novo estudo, dermatologistas concluíram que pacientes diagnosticados com hiperidrose têm mais ansiedade e depressão que outros
atualizado
Compartilhar notícia
A ciência pode ter chegado mais perto de entender mais um dos sensos comuns da sabedoria de rua: ansiedade demais leva a suor excessivo. O que a equipe do Icahn School of Medicine, em Nova York, descobriu, no entanto, foi a relação extrema – patológica, na verdade – entre as duas coisas.
No estudo, publicado no “Journal of the American Academy of Dermatology”, os especialistas analisaram a saúde mental em pacientes com diagnóstico de hiperidrose, uma condição caracterizada pela sudorese excessiva independentemente de temperatura ou de qualquer outro fator. Sua-se muito.Na verdade, os médicos encontraram uma ocorrência muito maior de doenças mentais nesses pacientes do que em pessoas sem hiperidrose – 21% deles tinham ansiedade e 27%, depressão. No grupo sem o diagnóstico, os percentuais foram de 7,5% e de 9,7%, respectivamente.
“Faz muito sentido”, disse Debra Jaliman, professora de dermatologia na universidade. “Ansiedade excessiva faz com que as pessoas suem mais, pode fazê-las tremer e causar vermelhidão na face. São manifestações físicas da ansiedade”, concluiu.
Apesar de o achado apontar uma relação entre as duas coisas, ele ainda não é suficiente para estabelecer uma relação de causa e consequência.