Vacas têm melhores amigas, diz pesquisa
A descoberta é útil para diminuir o estresse e aumentar o bem-estar dos gados
atualizado
Compartilhar notícia
Enquanto fazia seu PhD na Universidade de Northampton, no Reino Unido, Krista McLennan descobriu que vacas, assim como os humanos, têm melhores amigas. A revelação pode parecer cômica, mas é útil para quem lida com gados. Com a descoberta, é possível acalmar e tratar melhor os rebanhos.
Krista mediu a frequência cardíaca dos animais por 30 minutos quando estavam sozinhos, com suas melhores amigas e com outro animal desconhecido. “Quando a vaca fica com sua parceira preferida, o nível de estresse [medido pelos batimentos] reduz em comparação a quando estão com uma vaca aleatória”, afirmou para o Daily Mail.
Um dos objetivos da pesquisadora é encorajar os fazendeiros a repararem quais vacas se gostam mais e usarem os benefícios dessa relação. “O leite pode ficar melhor e o estresse reduzir, o que é importante para o bem-estar dos animais. Já conversei com fazendeiros, eles disseram que notam vacas construindo laços de amizade. Algumas passam muito tempo juntas.”
A pesquisadora pede que a indústria de laticínios leve em consideração o estudo dela e não separe as vacas amigas. Além disso, a relação entre esses animais também é importante para a inteligência delas. Um estudo da Universidade Britânica de Columbia revelou que bezerros que crescem em duplas são mais inteligentes, porque um pode aprender com o outro.