metropoles.com

Setembro Amarelo: Facebook promove ações de prevenção ao suicídio

Com mais de de 2 bilhões de usuários, a rede se tornou uma plataforma indispensável para tornar a web um ambiente de apoio aos que sofrem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Setembro-amarelo1
1 de 1 Setembro-amarelo1 - Foto: null

Durante o Setembro Amarelo, o mundo inteiro se mobiliza para alertar sobre o combate ao suicídio. E, com seus mais de 2 bilhões de usuários, o Facebook é uma plataforma indispensável para tornar a web um ambiente de apoio para quem sofre dificuldades emocionais.

Por isso que, neste mês, os internautas têm, em seu Feed de Notícias, um vídeo e anúncios educativos para lembrá-los de que entrar em contato com amigos que estejam passando por um momento delicado pode fazer a diferença.

Além disso, o presidente do Centro de Valorização da Vida (CVV), Robert Gellert Jr., e o diretor de Educação da SaferNet Brasil, Rodrigo Nejm, foram convidados para um bate-papo no qual conversaram sobre como identificar sinais no mundo on-line e offline de pessoas que possam estar precisando de ajuda, e o que fazer em situações como essas.

“Precisamos dar visibilidade ao tema, conscientizar que é possível obter ajuda”, afirmou Gellert Jr., do CVV, durante a conversa ao vivo. “Vivemos hoje uma espécie de tirania da felicidade, somos obrigados a nos mostrar sempre felizes, sempre contentes, como se na vida de ninguém houvesse espaço para tristeza ou para algum sofrimento, o que não é verdade. É preciso saber dosar e falar, reconhecer o sofrimento, e ajudar as pessoas”, disse Nejm, da SaferNet Brasil.

A plataforma garante que mantém times ao redor do mundo trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, para revisar denúncias, dando prioridade às mais sérias, como as que envolvem possíveis suicídios.

Problema de saúde pública
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas cometem suicídio por dia no Brasil e, para cada caso, são pelo menos outras 20 tentativas. O número, além de mostrar um crescimento em comparação aos últimos anos, deixa o país na oitava posição mundial do ranking que mede a quantidade de pessoas que decidem tirar a própria vida.

De acordo com dados do Mapa da Violência, são os idosos os que mais cometem suicídio no país. São oito casos para cada 100 mil habitantes e 70% das mortes ocorrem devido à depressão. As taxas crescem também entre jovens e o mesmo levantamento explica que o suicídio já mata mais do que acidentes de trânsito (24,5%) e homicídios (2,1%).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?