Quanto mais apertada a roupa íntima, pior para os espermatozoides
Pesquisa realizada em Oxford mostrou diferenças entre homens que usam cuecas tradicionais e boxer
atualizado
Compartilhar notícia
Cueca ou boxer? Uma questão que podia ser de gosto entrou para o campo da ciência. Segundo pesquisadores de Oxford, a escolha da peça íntima masculina causa mudanças na quantidade de espermatozoides e pode afetar a fertilidade.
O estudo foi realizado ao longo de 17 anos com dados oferecidos pelo General Massachusetts Hospital. Os pesquisadores analisaram 656 homens atendidos pelo hospital alegando problemas de infertilidade. Um formulário era entregue e, entre as questões, havia a pergunta sobre a peça íntima usada mais frequentemente.
Ao final, o resultado mostrou que homens adeptos da boxer tinham uma quantidade maior de espermatozoides em relação aos que usavam cuecas tradicionais. Segundo a hipótese, o aperto causado pela cueca aproxima o escroto ao corpo do homem e aumenta a sua temperatura – a condição diminui a quantidade de espermatozoides.
Mas os estudiosos perceberam limitações no estudo. A primeira: os pesquisadores não checaram como era a roupa íntima usada. Alguns homens, acreditava-se, podem ter confundido os dois estilos de roupa de baixo e ter marcado a opção errada.
E os cientistas também não realizaram exames de sangue pela manhã para verificar a quantidade de outros hormônios masculinos. Isso traria mais informações pertinentes. Ainda assim, a conclusão é que quanto mais apertada a cueca, pior para os espermatozoides.