Menos de 2% da população doa sangue no Brasil. Saiba como ajudar
Neste sábado (25/11), é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, mas o número de voluntários regulares ainda está longe de ser o ideal
atualizado
Compartilhar notícia
Neste sábado (25/11) comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. Esse ato de solidariedade é fundamental para que milhares de vidas sejam salvas em todo o mundo. No entanto, no Brasil, ainda temos muito a avançar na conscientização da importância dessa prática tão simples e importante.
Segundo o Portal Brasil, em 2014, a taxa de doação de sangue a cada mil habitantes foi de 18,49, ou seja, 1,8%. Em relação ao ano anterior, houve aumento de 5,7% na coleta de bolsas de sangue, passando de 3,5 milhões para 3,7 milhões. O dado é significativo, mas não o suficiente.Os dados no país são desanimadores. Por exemplo, o número de doadores de sangue regulares aumentou nos últimos anos, mas ainda está longe do ideal. As mulheres representam menos de 40% desse grupo.
Para piorar, algumas pessoas querem ajudar, mas esbarram em leis antigas que as impedem de doar – é o caso de homens homossexuais com vida sexual ativa. Outras, simplesmente não têm consciência da relevância desse gesto.
O fato mais surpreendente? Uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.