metropoles.com

Fumantes passivos têm 30% mais chances de ter câncer de pulmão

Sem querer, podem desenvolver tumores em outros órgãos, como bexiga, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas e rim

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
istock
passive smoker coughing
1 de 1 passive smoker coughing - Foto: istock

Quando acende um cigarro, por conta da combustão, o fumante produz cerca de quatro mil substâncias — dessas, 70 são altamente cancerígenas. O que ele inala é importante, porém, a fumaça tem, em média, três vezes mais nicotina e monóxido de carbono e até 50 vezes mais elementos cancerígenos do que o aspirado pelo tabagista. Por serem os componentes mais leves e voláteis, os mais perigosos são aqueles que se espalham pelo ambiente, impregnam cortinas, papel de parede e tapetes.

Logo, quando fuma, o tabagista não está apenas tomando uma decisão em relação à própria saúde, mas está decidindo o futuro de quem o cerca: esposa, marido, pais, filhos e amigos. O fumante passivo, que não coloca o cigarro na boca, mas inala fumaça contra a vontade, tem de 20 a 30% a mais de chance de desenvolver um câncer. Sem querer, pode desenvolver tumores não só de pulmão, mas também em outros órgãos, como bexiga, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas e rim.

Quando acende um cigarro e fuma em ambiente fechado, o fumante também compromete as pessoas que passam ou convivem naquele ambiente. O chamado fumante de terceira mão não tem nada a ver com a história, muitas vezes nem está presente no momento da prática, mas também pode ter a saúde comprometida.

“O câncer de pulmão de uma pessoa que é fumante (ativo, passivo ou de terceira mão) é, em geral, mais agressivo e menos responsivo ao tratamento. O fato de continuar fumando após o diagnóstico também piora o prognóstico. É muito perigoso, um dos mais fatais”, explica o oncologista Fernando Maluf, chefe do Centro de Oncologia do Hospital Santa Lúcia e fundador do Instituto Vencer o Câncer. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil tem 28.220 novos casos de tumores pulmonares por ano e 90% deles são por conta do cigarro.

Apesar de ser muito perigoso, o câncer de pulmão não é o único decorrente do cigarro e os outros tipos são tão ruins quanto — o de pulmão mata rápido, a expectativa de sobrevivência é de poucos meses, mas espécies diferentes condenam o doente a viver mutilado.

“O tratamento impacta na qualidade de vida. No câncer de boca, muitas vezes, é preciso retirar um pedaço da língua. No câncer de laringe, se tiram as cordas vocais e a pessoa não fala mais. Se remove a bexiga, será necessário usar uma bolsa plástica para armazenar o xixi pelo resto da vida. A pessoa fica mutilada na autoestima, na autoimagem, na qualidade de vida, no convívio social. O câncer de pulmão é o mais agressivo, mas não sei dizer se é o pior”, conta o oncologista Arilto Silva Júnior, do Instituto Onco-Vida/Oncoclínicas.

Existe também uma associação importante da quantidade de anos que se fuma, o número de cigarros e a probabilidade de desenvolver câncer. “Quanto mais tempo exposto à fumaça, maiores as chances de ficar doente no futuro”, ensina o médico. Mas o processo é reversível.

“Independentemente da razão pela qual a pessoa começou a fumar, é preciso tratar a dependência química. Sabemos hoje, pela literatura, que quando a pessoa para de fumar, a chance de desenvolver um câncer no futuro vai caindo gradualmente ao longo dos anos e pode chegar ao ponto de ser como se nunca tivesse colocado um cigarro na boca”, afirma o doutor Maluf.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?