metropoles.com

Entenda as diferenças entre limpar, umidificar e aliviar as narinas

Uso de soros fisiológicos e umidificadores não são as únicas formas de combater a seca

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/iStock
1 de 1 - Foto: Reprodução/iStock

Com a seca batendo à porta dos brasilienses, alguns cuidados devem ser redobrados a fim de prevenir doenças que assombram a população nesta época do ano. Tratar os sintomas trazidos pelo clima parece tarefa simples, mas exige muito conhecimento. Várias pessoas não sabem, por exemplo, a diferença entre limpar, umidificar e aliviar a mucosa nasal.

A otorrinolaringologista Adriane Medeiros explica que a limpeza deve ser feita diariamente com soro fisiológico. “Como forma de prevenção, aplica-se nas narinas de três a quatro vezes por dia para hidratá-las. Se estiver resfriado ou gripado, a frequência pode aumentar para cinco ou seis vezes”, afirma a especialista.

Segundo a médica, utilizar umidificadores, inalar água quente, tomar banhos na mesma temperatura ou até fazer sauna são formas eficazes para umidificar as mucosas nasais. Essa prática é uma importante aliada na prevenção de doenças que surgem nesta época do ano, como rinite e sinusite. “A fisiologia nasal normal é com o nariz umidificado. Quando o tempo está mais seco, as mucosas ficam ressecadas. Isso faz as pessoas ficarem mais propensas a enfermidades”, diz.

Quem tem quadros frequentes de rinite e sinusite deve redobrar a atenção. “Geralmente essas pessoas têm uma mucosa mais secretiva, facilitando as crises”, esclarece a médica. Foi o caso de Verônica Rocha, 21 anos. Ela sofre de sinusite há alguns anos e, com a diminuição da umidade do ar, os sintomas logo apareceram. A estudante teve febre, dor de cabeça e moleza no corpo. “Quando o clima começa a ficar mais seco, começo a beber mais água. À medida que a umidade do ar vai ficando mais baixa, uso umidificadores e evito utilizar o ar-condicionado. É bem comum eu ficar doente nesta época de seca”, diz.

A especialista alerta ainda sobre o cuidado em utilizar os medicamentos corretos para aliviar cada sintoma. “As soluções isotônicas podem ser usadas em qualquer época. Já as hipertônicas são mais concentradas e, por isso, mais indicadas quando as narinas estiverem muito congestionadas”, explica Adriane.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?