Como tratar o envelhecimento facial acelerado
Atletas são os mais afetados por esse mal. Veja alguns métodos indicados por especialistas para manter a saúde do rosto e da pele
atualizado
Compartilhar notícia
Ser um atleta não traz só vantagens. Exercícios físicos regulares e boa alimentação garantem melhor qualidade de vida, mas alguns esportes exigem cuidados redobrados com a saúde do corpo, da mente e até mesmo da pele.
A pele também sofre alterações fisiológicas ao longo dos anos e os atletas, sejam eles de alta performance ou um simples praticante de corrida, são os que mais sofrem com o envelhecimento facial acelerado.
Exposição excessiva a raios solares é um dos perigos que fazem a pele perder elasticidade e desenvolver rugas e manchas. Tratamentos faciais, segundo o cirurgião plástico Sérgio Morum, vão além de somente o uso de protetor solar.Hidratar o corpo é o ponto chave para conservar também a pele. A hidratação vem de dentro para fora e, segundo o dermatologista Ricardo Fenelon, essa é uma das maneiras básicas para manter a saúde facial.
“O sol promove imunossupressão – redução na eficiência do sistema imunológico. A prova disso é a reativação da herpes quando a exposição ao sol é excessiva”, alertou. Portanto, protetor solar deve estar na mochila dos praticantes de atividades físicas ao ar livre.
“O rosto é constituído por osso, músculo, gordura e pele. Tratar só a pele não basta, pois todos esses componentes dão sustentação a ela”, diz o médico. Com o avanço da tecnologia, existem produtos com capacidade de bioestimulação que, de acordo com Morum, ativam a produção de colágeno, permitindo uma “volumização” e redução da flacidez dos tecidos. “Isso permite o rejuvenescimento tridimensional da face”, explica.
Existem duas linhas de ação para tratamentos faciais injetáveis. Os procedimentos são feitos com anestésicos locais e têm, em média, de 18 a 25 meses de eficácia, segundo Morum.
Produtos que devolvem volume ao rosto alteram a gordura e a parte óssea. Já os bioestimuladores favorecem o colágeno e não se assemelham em nada com o tradicional botox, que, segundo o médico, somente paralisa o músculo causador de rugas.
Veja algumas indicações de tratamento para o rosto que vão além de protetor solar:
- Sculptra
Esse método é eficaz na produção de colágeno. O tratamento é feito com injeções do produto em camadas profundas da pele. Ainda pouco utilizada no Brasil, a aplicação é absorvida pelo organismo e suaviza os sinais do envelhecimento, além de melhorar a flacidez. - Radiesse
O método promove a estimulação do tecido e resulta em acréscimo de colágeno. Costuma melhorar o volume da região tratada e a qualidade da pele. Além disso, agulhas também são usadas na aplicação que só pode ser feita por cirurgião plástico. - Skinboosters
A técnica injetável promove hidratação profunda para a pele e melhora a elasticidade, proporcionando aspecto mais jovem.É um dos tratamentos estéticos mais procurados na Europa e pode ser aplicado em áreas como rosto, pescoço e mãos.