Como a menstruação muda durante os 20, 30 e 40 anos
Se você menstrua, este é um pequeno guia para te ajudar a se preparar para as próximas décadas
atualizado
Compartilhar notícia
Muitas mulheres detestam “aquela” época do mês. Algumas recorrem às pílulas anticoncepcionais para aliviar as dores, outras usam remédio para cólica e tem as que nem sabem quando começa o próprio ciclo.
Entre dores e desconfortos, descubra as variações mais comuns que ocorrem em cada década de menstruação:
Durante os 20 anos
Nessa época, a menstruação e o fluxo ficam consistentes. A má notícia é que a estabilização do ciclo vem acompanhada de dores nos seios, cólicas mais fortes e TPM.
É também o período em que algumas mulheres começam a tomar anticoncepcionais com hormônios, o que altera a menstruação. É normal que o ciclo diminua ou até mesmo pare, assim como as dores que vêm com o fluxo menstrual.
Durante os 30 anos
A menstruação nessa idade é bem estável e não apresenta grandes mudanças. Mas é preciso ter cuidado: é a época em que a endometriose é mais facilmente diagnosticada e algumas mulheres sofrem com fibróides (tumores benignos no útero).
Durantes os 40 anos
É o começo da “perimenopausa”, que nada mais é do que o início da menopausa. O corpo feminino passa entre 8 a 10 anos se preparando para o fim da menstruação. A ovulação fica mais irregular e os fluxos mudam.