Chega de óculos: cientistas criam colírio que pode curar miopia
Chamado de Nanodrops, o medicamento está em fase de testes e já apresentou resultados positivos
atualizado
Compartilhar notícia
Tudo indica que os óculos estão com os dias contados. Pesquisadores israelenses desenvolveram um colírio capaz de curar a miopia e hipermetropia, além de recuperar córneas danificadas.
Com o apoio do Centro Médico Shaare Zedek e da Universidade de Bar-Ilan, os médicos realizaram experimentos em porcos, e os resultados foram positivos. Os testes em humanos acontecerão até o final deste ano e a equipe responsável acredita que o Nanodrops será capaz de eliminar a necessidade de óculos.
Em entrevista dada ao The Jerusalem Post, o médico e pesquisador David Samja explicou que o produto será acompanhado de um aplicativo para medir o índice de refração do olho.
Através da medida oferecida, um laser específico seria feito para a córnea do paciente. Com tecnologia avançada, esse laser criaria um “carimbo” no interior do olho, e as gotas do colírio corrigiriam o problema de visão. David não informou quantas gotas seriam necessárias e nem quantas vezes o uso do colírio foi preciso para atingir os resultados.
A novidade foi apresentada durante a bienal de estudos do hospital.