metropoles.com

Brócolis pode ajudar a regular glicose no sangue de diabéticos

A responsável é uma substância chamada sulforafano, presente na verdura. Para especialista, ainda é cedo para “santificar” o alimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Brócolis Salada
1 de 1 Brócolis Salada - Foto: iStock

Coma o seu brócolis. Mesmo que você não seja fã incondicional da arvorezinha, separe um espaço para ela no seu prato. Ainda mais agora que você sabe: o alimento pode ajudar no tratamento do diabetes tipo 2. Pelo menos é o que diz um estudo publicado na revista científica Science Translational Medicine no mês passado e foi recebido com bastante entusiasmo por médicos e pela comunidade científica.

O responsável por mais essa característica do alimento — que já conta com uma vasta lista de benefícios, como concentração de fibras e vitaminas — é uma substância chamada sulforafano, que, segundo as descobertas recentes, pode ser uma via alternativa de tratamento para diabetes tipo 2 em um futuro não muito distante.

No estudo, pesquisadores atribuíram a ela uma redução de 10% nos níveis de glicose no sangue entre os participantes que receberam doses diárias de sulforafano concentrado por três meses. O estudo foi conduzido por cientistas da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, depois que efeitos positivos do composto já haviam sido notados em camundongos.

Embora o cenário seja bem animador, no entanto, é preciso cautela. O alerta é do endocrinologista Sérgio Vêncio, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes e médico do laboratório Exame.

Remédio natural
“É uma substância que vem sendo investigada há algum tempo, mas não está no mercado. E ainda é um estudo de fase dois, então levaria mais uns cinco anos para chegar ao mercado”, ele pondera. “Mas isso remete a outras coisas, como a importância da alimentação para o diabético”, complementa.

Segundo ele, os benefícios do sulforafano ainda precisam ser testados em populações maiores para que sejam comprovados. “É uma esperança de futuro para remédios mais naturais”, comenta. De acordo com o especialista, como o diabetes tipo 2 é uma doença com múltiplos fatores, muitas vezes o tratamento requer diferentes frentes, com o uso de até cinco classes diferentes de remédios.

“Se descobrirmos que o mecanismo de ação desse composto é diferente de todos os que usamos hoje e que já estão no mercado, seria muito bom”, diz.

Como ainda não se sabe a quantidade necessária para que os efeitos sejam sentidos — no estudo, os voluntários receberam uma dose correspondente a cinco quilos do alimento — é difícil dizer se aumentar a ingestão do alimento sozinho seria suficiente para gerar benefícios.

Provavelmente, um pouquinho não vai fazer efeito. Mas quem sabe dentro do brócolis não existam elementos que, a longo prazo, vão prevenir a diabetes? Assim como hoje sabemos que a ingestão de frutas e verduras previnem doenças cardiovasculares? Pode ser que, ao longo do tempo, isso faça diferença.

Sérgio Vêncio, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes e médico do laboratório Exame

Se animou com o brócolis? O especialista ensina outros cuidados com a alimentação que os diabéticos devem ter:

5 imagens
Coma carboidratos. Muitas pessoas pensam que diabéticos devem eliminá-lo da dieta. Segundo Vêncio, no entanto, 50% de toda a energia do diabético deve vir do macronutriente.
Comer de 3 em 3 horas é a melhor maneira de manter a glicemia regulada.
1 de 5

Sérgio Vêncio alerta que o cuidado com o diabetes é um estilo de vida. Ou seja, o segredo está em cuidar da alimentação e do peso, com atividades físicas regulares.

Getty Images
2 de 5

Coma carboidratos. Muitas pessoas pensam que diabéticos devem eliminá-lo da dieta. Segundo Vêncio, no entanto, 50% de toda a energia do diabético deve vir do macronutriente.

Michael Melo/Metrópoles
3 de 5

Comer de 3 em 3 horas é a melhor maneira de manter a glicemia regulada.

iStock
4 de 5

Felipe Menezes/Metrópoles
5 de 5

iStock

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?