Brasília recebe mutirão de colonoscopia gratuita
A ação acontece no Hospital de Base para conscientizar sobre a prevenção do câncer colorretal
atualizado
Compartilhar notícia
Muito se fala sobre vários tipos de câncer nesta época do ano: de mama e de próstata, principalmente. Os cientistas buscam avidamente respostas para as doenças que aparecem no cérebro. Mas o terceiro tipo de tumor mais comum em homens e segundo entre as mulheres recebe apenas uma fração da atenção, mesmo sendo responsável por, pelo menos, 510 casos só no DF em 2017.
Para aumentar a visibilidade sobre o câncer colorretal, acontecerá, nesta sexta-feira (10), um mutirão de colonoscopia no Hospital de Base. A ideia é fazer exames gratuitos em 50 pacientes pré-selecionados com histórico familiar da doença e que apresentaram sangue nas fezes.
A ação será às vésperas da 16° Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, que acontece em Brasília, de 11 a 15 de novembro, e reúne os principais especialistas do país. Algumas atrações internacionais também estarão presentes para discutir as novidades do setor. Segundo o médico Lix de Oliveira, presidente da Comissão de Mutirões e Prevenção de Câncer Colorretal da SOBED, serão disponibilizados equipamentos de última geração para atender os pacientes.“Conseguimos chegar aos acompanhantes dos pacientes, motivados para conhecer mais sobre esse tipo de câncer e sua prevenção. Promoveremos orientação a todos sobre os mecanismos de rastreio e combate, tornando-os potenciais divulgadores em suas comunidades e famílias”, explica. “Ele é passível de prevenção, então, por meio de informação correta e de qualidade, conseguimos diminuir o número de casos e evitar que mais pessoas sofram e morram em decorrência desse câncer”.