metropoles.com

As melhores atividades esportivas para quem tem mais de 60 anos

Pensando nesse público, separamos quatro exercícios que são ótimos para a saúde e que possuem baixo impacto nas articulações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
idosos atividade fisica exercicios
1 de 1 idosos atividade fisica exercicios - Foto: iStock

Ao pensar em alguém com mais de 60 anos, vem a sua mente uma pessoa debilitada, idosa e travada? Se sua resposta foi “sim”, você precisa se atualizar. Nos dias de hoje, a terceira idade mudou e não fica parada. Corpo em forma, com saúde e disposição de sobra é a realidade dos idosos brasileiros. Luíza Brunet, Bruna Lombardi, a ex-participante do BBB17 Ieda Wobeto e as apresentadora Ana Maria Braga e Glória Maria, por exemplo, estão nessa faixa etária.

Com o avanço de idade da população brasileira, ficará mais evidente a busca pela saúde e qualidade de vida dos idosos, com isso, os especialistas dessas áreas terão um imenso campo de trabalho para atender o público

Além de uma alimentação equilibrada, é necessário realizar atividades físicas com frequência. Isso ajuda não só na aparência física, como também na qualidade de vida e na saúde. Outro fator importante é a escolha da modalidade a ser praticada, pois com o passar dos anos, é necessário levar em consideração exercícios que se adequem ao estilo de vida e que, ao mesmo tempo, não causem lesões.

O educador físico Thyago Carvalho, da EstudioPas, explica que em primeiro lugar vem a musculação: “Não causa lesão e é uma atividade controlada com relação a carga, deve ser feita de forma intermitente (com pausa nas series) e com intervalo para o músculo se recuperar. Antes falavam mal do peso para os idosos. Atualmente, os médicos conseguem ver isso de uma forma diferente. Muitos estudos mostram a importância da musculação.”

Lembrando que, a partir dos 30 anos as pessoas perdem em torno de 1% ao ano de massa magra e de massa óssea, sendo que as mulheres têm uma predisposição maior. Pensando no público com mais de 60 anos, separamos quatro exercícios que são ótimos e possuem baixo impacto nas articulações.

Tênis
Essa modalidade vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. O esporte trabalha muito a rotação corporal e coordenação motora, algo importante para essa faixa etária.

“Antes de mais nada, o sucesso desse exercício vai depender da intensidade e do nível de condicionamento da pessoa. É preciso analisar se o praticante está apto, pois tem movimentos de aceleração e desaceleração bruscos. É importante ter articulação preparada e fortalecida, ou seja, se preparar para a atividade”, aponta Thyago.

Pilates
Um exercício de baixo impacto que auxilia na flexibilidade e fortalecimento muscular, mobilidade das articulações, equilíbrio e coordenação motora, além de melhorar a capacidade respiratória.

“Sugiro muito essa atividade para essa faixa etária. As pessoas acima dos 60 anos perdem a flexibilidade. A passada curta, dificuldade na respiração, tudo isso melhora com o pilates. Trabalha e fortalece a lombar, região abdominal, postura, equilíbrio”, fala o preparador.

Dança
Além de lúdica, essa modalidade ajuda a melhorar a parte cardiorrespiratória, a coordenação e o equilíbrio. Os tipos de dança que mais estão em alta são zumba e dança de salão.

“Tem a questão da coordenação motora, do equilíbrio e convívio social, que é bem importante. Estar junto de outras pessoas, tudo isso motiva”, diz o educador físico.

Treinamento funcional
Essa aula ajuda a melhorar a condição física corporal. Exercícios como agachamento, abdominal, prancha, flexão, elevação pélvica e stiff são ótimos para esse público, pois engloba flexibilidade, força e resistência corporal.

“Essas atividades trazem muitos benefícios. Desenvolvem massa óssea, muscular e fortalecem a parte respiratória. Causam impacto nas articulações, fazendo com que o osso se desenvolva. As aulas de funcional podem substituir a musculação”, explica o professor.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?