Afinal, pode comer manteiga todo dia? Conheça dicas dos especialistas
Ao contráriodo que se imagina, o fato de a manteiga ser uma gordura traz pontos positivos para o bom funcionamento do organismo
atualizado
Compartilhar notícia
Nas últimas décadas a manteiga foi tachada como uma das grandes vilãs da dieta e sumariamente retirada das compras do supermercado. Se divulgou que o produto era um dos responsáveis pelo sobrepeso e problemas cardíacos de homens e de mulheres ao redor do globo. Mas recentemente, o jogo virou, ela voltou até ser recomendada por especialistas.
De acordo com os médicos, as pessoas substituíram a manteiga, um produto de origem animal e totalmente natural, por alimentos artificiais, como a margarina — segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), 32,2% dos brasileiros optam pela margarina durante o café da manhã, enquanto 19,8% preferem a manteiga.O hábito não é indicado pelo nutrólogo Matheus Caputo, pois a margarina tem procedência barata e não é nutritiva. Ao contrário da manteiga, que segundo o médico, tem traços de proteína, ômega 6 e outras substâncias que ajudam a aumentar o HDL (colesterol bom). “Este alimento ajuda, por exemplo, na formação de células que auxiliam no bom funcionamento do organismo”, pontuou.
Mas por ser uma gordura, deve ser usada em doses adequadas. “Normalmente, o mais indicado é no máximo uma colher de sopa diária de gordura”, completou o médico.
“Estudos comprovam que não é necessariamente a gordura saturada – presente na manteiga – que aumenta o colesterol. Isso está muito mais relacionado ao consumo excessivo de carboidrato, alimentos industrializados e falta de atividade física”, avalia a nutricionista Bruna Antunes.
Além disso, o problema da manteiga pode estar no sal. Pessoas que possuem predisposição a doenças como hipertensão, devem moderar no consumo. “O problema são os excessos. Se o organismo não consegue eliminar, a gordura pode ser depositada nas artérias do coração, podendo provocar infarto”, reforçou o cardiologista do Laboratório Exame, Roberto Cândia. O especialista indica uma avaliação prévia antes de comprar a manteiga.