metropoles.com

87% dos médicos brasileiros usam o WhatsApp para falar com pacientes

O uso do aplicativo não é errado, o proibido é realizar consultas e oferecer diagnósticos virtualmente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ISTOCK
medico
1 de 1 medico - Foto: ISTOCK

A criança passa mal à noite, os pais enviam uma mensagem pelo WhatsApp para o pediatra, recebem a resposta, têm uma orientação do que fazer, tranquilizam-se e já marcam a consulta para o próximo dia. A situação de contato entre pacientes e médicos por aplicativos de troca de mensagens têm crescido e, segundo o último levantamento realizado pela consultoria britânica Cello Health Insight, 87% dos médicos brasileiros já adotaram o app como forma de comunicação.

O Brasil ocupa o segundo lugar da lista, ficando atrás somente da África do Sul. Nos Estados Unidos, a taxa é pequena, de apenas 4%; e no Reino Unido somente 2% aderiu. Mas, afinal, médicos podem se comunicar com pacientes pelo WhatsApp?

O Conselho Federal de Medicina publicou um parecer afirmando que não há nada de errado em médicos utilizarem o aplicativo para responder perguntas dos pacientes. Afinal, já era uma prática comum médicos atenderem telefonemas para a mesma função. Proibido é substituir a consulta e o diagnóstico presencial pelo virtual.

“Todos os regramentos dizem respeito a não substituir as consultas presenciais ou aquelas para completação diagnóstica ou evolutiva a critério de médico pela troca de informações à distância”, o conselho explica.

Ana Cristina Zollner, do Departamento Científico de Bioética da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), contou em entrevista à revista Crescer que a questão do WhatsApp já foi levantada em congressos de pediatras. Ela enxerga o aplicativo como algo para facilitar e oferecer informações mais rapidamente.

“O que nos preocupa são aquelas mães que querem fazer uma consulta pelo aplicativo. Uma foto, muitas vezes, não é o suficiente para fazer um bom diagnóstico”, adverte. Para evitar problemas de interpretação e confusões sobre o uso do WhatsApp na relação entre paciente-médico, a orientação é alinhar o assunto e fazer combinados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?