Zepbound: como age medicamento aprovado nos EUA para perda de peso
O Zepbound é fabricado pela farmacêutica Eli Lilly com tirzepatida. O princípio ativo também é usado no Mounjaro, destinado à diabetes
atualizado
Compartilhar notícia
A Food and Drug Administration (FDA), agência regulatória dos Estados Unidos, aprovou o uso da medicação Zepbound contra o sobrepeso e a obesidade na quarta-feira (8/11). O medicamento tem a tirzepatida como príncipio ativo e foi desenvolvido pela farmacêutica Eli Lilly.
A tirzepatida é o mesmo princípio ativo do medicamento Mounjaro, também da Eli Lilly. Destinado ao tratamento da diabetes tipo 2, o Mounjaro recebeu a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em setembro deste ano.
“A obesidade e o excesso de peso são condições graves que podem estar associadas a algumas das principais causas de morte, como doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC) e diabetes”, lembrou o diretor da Divisão de Diabetes, Distúrbios Lipídicos e Obesidade do FDA, John Sharretts, em comunicado à imprensa que anunciou a novidade.
Para quem o Zepbound é indicado?
O medicamento é indicado para adultos com obesidade ou sobrepeso e que tenham ao menos uma condição médica relacionada ao peso – como hipertensão, diabetes tipo 2 ou colesterol alto.
O uso deve ser acompanhado de mudanças no estilo de vida, como dieta hipocalórica (com restrições de calorias) e aumento da prática de atividades físicas.
Como o remédio funciona?
O Zepbound reduz o apetite dos pacientes a partir da ativação de dois receptores de hormônios secretados pelo intestino: o peptídeo-1, semelhante ao glucagon (GLP-1), e o polipeptídeo insulinotrópico, dependente de glicose (GIP).
O medicamento injetável deve ser usado uma vez por semana e a dosagem deve ser aumentada gradativamente, ao longo de um período entre quatro e 20 semanas. As dosagens alvo variam para cada paciente, podendo ser de 5 miligramas (mg), 10 mg ou 15 mg por semana.
Quais são os resultados esperados?
Os ensaios clínicos mostraram que adultos com obesidade ou sobrepeso conseguiram reduzir o peso corporal em até 18%. A medicação foi administrada na dosagem de 15 mg por 72 semanas de tratamento,
Quais são os efeitos colaterais?
Os ensaios clínicos mostraram que os usuários do Zepbound podem ter náusea, diarréia, vômito, prisão de ventre, desconforto e dor abdominal. Alguns também apresentaram reações no local da injeção, fadiga, erupção cutânea, arrotos, queda de cabelo e refluxo gastroesofágico.
Contraindicações
Ao aprovar o medicamento, o FDA recomendou que ele não fosse usado por pacientes com histórico pessoal ou familiar de câncer de tireoide. Ele também não deve ser utilizado por pessoas com histórico de reação alérgica grave à tirzepatida.
Pode usar junto com Mounjaro ou Ozempic?
Não. O Zepbound não deve ser usado em combinação com o Mounjaro ou com medicamentos agonistas do receptor GLP-1, como o Ozempic, uma vez que não foram feitos testes para observar a segurança e eficácia dessa combinação.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!