metropoles.com

Zepbound: conheça o remédio que pode eliminar até 25% do peso corporal

Medicamento usado para perda de peso em pacientes obesos ainda não foi aprovado pela Anvisa e não tem previsão de comercialização no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Eli Lilly/ Divulgação
Foto de injeção do medicamento Zepbound - Metrópoles
1 de 1 Foto de injeção do medicamento Zepbound - Metrópoles - Foto: Eli Lilly/ Divulgação

O Zepbound, um medicamento da farmacêutica Eli Lily, vem chamando atenção no mercado das canetas emagrecedoras nos Estados Unidos. Prometendo diminuir de 15 a 25% do peso corporal, o remédio tem mostrado outros benefícios além do emagrecimento em pacientes obesos.

Um estudo publicado na revista Hypertension nessa segunda-feira (5/2), por exemplo, comprovou que o uso do remédio é eficaz não só para a perda de peso, mas também para o controle da hipertensão.

A pesquisa foi realizada acompanhando em tempo real a pressão arterial de 500 pessoas antes de começar e 36 semanas após iniciar o uso do medicamento. A pressão arterial sistólica dos usuários diminuiu entre sete e 10 pontos, se aproximando dos limites saudáveis, entre 10 e 14 pontos.

O que é o Zepbound?

Aprovado em novembro do ano passado nos EUA, o Zepbound usa a tirzepatida como princípio ativo. A substância é a mesma do Mounjaro, aprovado pela Anvisa para o tratamento de diabetes tipo 2 no Brasil desde setembro de 2023.

Porém, o novo medicamento têm mais que o dobro de tirzepatida — por isso, seu uso é direcionado especificamente para tratar obesidade em pessoas que tenham um índice de massa corporal (IMC, o peso dividido pelo dobro da altura) acima de 30.

A média de perda de peso após um ano e meio de uso do produto durante os testes clínicos foi de 18%. O remédio, porém, não faz milagre sozinho: seu uso deve ser acompanhado de atividades físicas e dieta para manter o déficit calórico.

Os remédios à base de tirzepatida atuam em duas frentes. Assim como o Ozempic, eles simulam os efeitos do GLP1, um hormônio que reduz a fome e aumenta a secreção de insulina do pâncreas, levando ao controle do açúcar no organismo. Além disso, a substância também imita o GIP, outro hormônio com efeitos semelhantes, o que potencializa os efeitos inibidores da vontade de comer.

A demanda por estes remédios no exterior é tão grande que até hoje não foram produzidas unidades suficientes para a exportação e venda no mercado brasileiro.

Contraindicações

O usuário de Zepbound não pode usar outros remédios da mesma categoria, como o Ozempic e o Wegovy. Quando foi testado em grandes quantidades em ratos, o remédio causou tumores de tireoide, por isso não deve ser usado por pessoas que tenham familiares com a condição. Ele também é contraindicado para pacientes com histórico de reação alérgica grave à tirzepatida.

Entre os efeitos colaterais do uso, são esperados náusea, diarreia, vômito, mudanças no funcionamento gastrointestinal e dor. Em menor escala, pacientes também enfrentaram arrotos crônicos, queda de cabelo e refluxo.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?