“Xô xuca”: saiba riscos de uso contínuo de suplementos laxantes
Suplemento em cápsulas à base de psyllium, chia e linhaça teve sua divulgação proibida pela Anvisa por fazer propaganda enganosa
atualizado
Compartilhar notícia
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a divulgação do suplemento de fibras alimentares “Xô Xuca”, que promete efeitos semelhantes ao de uma lavagem intestinal, entre outros.
Composto por psyllium, chia e linhaça — todos ricos em fibras—, o produto se gaba de efeitos como a capacidade de desintoxicar o corpo, evitar a ressaca, controlar a diabetes e o colesterol e aumentar a resistência a infecções.
A função principal, entretanto, seria melhorar o trânsito intestinal e evitar a evacuação involuntária durante o sexo anal: “eliminar esses resquícios de fezes e não passar o cheque”, diz a propaganda.
De acordo com a Anvisa, os suplementos alimentares não podem se promover como produtos terapêuticos, que controlam sintomas ou evitam doenças.
Riscos do uso diário
A recomendação do suplemento “Xô Xuca” é para uso diário, mas isso tem impacto na saúde. Os três ativos do suplemento – psyllium, chia e linhaça – possuem propriedades laxantes, ou seja, são indicados para quem tem intestino preso.
O problema é que as dosagens de fibras não são indicadas na embalagem, então o cosumidor fica sem informações sobre a quantidade adicionada ao consumo diário.
Além disso, o uso contínuo de laxantes, como o “Xô Xuca”, pode trazer problemas à saúde intestinal. “Ao se abusar de suplementos e medicamentos laxantes, o intestino pode passar a funcionar apenas quando é estimulado, tornando o processo digestivo cada vez mais dependente destas alternativas”, afirma o proctologista Dirceu de Castro, do Hospital Santa Lúcia, em Brasília.
O nutricionista Bruno Rua, também de Brasília, desaconselha o uso contínuo de suplementos de fibra. Segundo ele, as cápsulas podem levar a desconfortos intestinais, como cólicas, gases e diarreia.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!