metropoles.com

“Xô xuca”: saiba riscos de uso contínuo de suplementos laxantes

Suplemento em cápsulas à base de psyllium, chia e linhaça teve sua divulgação proibida pela Anvisa por fazer propaganda enganosa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/XoXuca
Foto mostra cápsulas do laxante xo xuca
1 de 1 Foto mostra cápsulas do laxante xo xuca - Foto: Divulgação/XoXuca

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a divulgação do suplemento de fibras alimentares “Xô Xuca”, que promete efeitos semelhantes ao de uma lavagem intestinal, entre outros.

Composto por psyllium, chia e linhaça — todos ricos em fibras—, o produto se gaba de efeitos como a capacidade de desintoxicar o corpo, evitar a ressaca, controlar a diabetes e o colesterol e aumentar a resistência a infecções.

A função principal, entretanto, seria melhorar o trânsito intestinal e evitar a evacuação involuntária durante o sexo anal: “eliminar esses resquícios de fezes e não passar o cheque”, diz a propaganda.

De acordo com a Anvisa, os suplementos alimentares não podem se promover como produtos terapêuticos, que controlam sintomas ou evitam doenças.

 

Foto mostra sementes de psyllium que podem ser tomadas como suplemento para emagrecimento
Psyllium é um dos principais ingredientes do suplemento que tem efeito laxante

Riscos do uso diário

A recomendação do suplemento “Xô Xuca” é para uso diário, mas isso tem impacto na saúde. Os três ativos do suplemento – psyllium, chia e linhaça – possuem propriedades laxantes, ou seja, são indicados para quem tem intestino preso.

O problema é que as dosagens de fibras não são indicadas na embalagem, então o cosumidor fica sem informações sobre a quantidade adicionada ao consumo diário.

Além disso, o uso contínuo de laxantes, como o “Xô Xuca”, pode trazer problemas à saúde intestinal. “Ao se abusar de suplementos e medicamentos laxantes, o intestino pode passar a funcionar apenas quando é estimulado, tornando o processo digestivo cada vez mais dependente destas alternativas”, afirma o proctologista Dirceu de Castro, do Hospital Santa Lúcia, em Brasília.

O nutricionista Bruno Rua, também de Brasília, desaconselha o uso contínuo de suplementos de fibra. Segundo ele, as cápsulas podem levar a desconfortos intestinais, como cólicas, gases e diarreia.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?