Whey protein: o que acontece com o corpo se você tomar diariamente
Suplemento proteico é indicado para o ganho de massa muscular e ajuda no emagrecimento, desde que incluído numa rotina de treinos e dieta
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das primeiras dicas oferecidas para as pessoas que querem aumentar o ganho de massa muscular é tomar whey protein. O suplemento faz sucesso entre os praticantes de atividades físicas, pois potencializa a ingestão de proteínas e o crescimento dos músculos.
Os suplementos de whey protein tradicionais são produzidos a partir do soro do leite de vaca. Basicamente, há três tipos de suplemento no mercado: concentrado, isolado e hidrolisado. Eles são, nessa ordem, progressivamente mais proteicos e menos calóricos, mas as opções hidrolisadas têm preços bem mais altos.
O nutricionista Omar de Faria, de Brasília, destaca que o ganho de massa muscular é apenas umas das vantagens do suplemento. “Ele também ajuda no emagrecimento e acerta a dieta, mas é preciso escolher uma boa opção”, afirma.
O especialista destaca que, para obter todos os benefícios da suplementação, o consumo precisa ser contínuo.
Saiba quais principais benefícios de tomar whey protein diariamente:
Ajuda no emagrecimento
Alimentos proteicos em geral, como é o caso do whey protein, podem ser incluídos em planos alimentares de perda de peso. Eles oferecem nutrientes ao mesmo tempo que substituem pequenas refeições ou lanches. A troca diminui a ingestão de carboidratos, que costumam ser usados pelo corpo para construir reservas energéticas.
Fortalece o sistema imunológico
Alguns dos nutrientes presentes no whey, como a imunoglobulina e a lactoferrina, ajudam a aumentar a proteção contra certas doenças e infecções.
Controla o apetite
O whey protein também ajuda a controlar o apetite, pois as proteínas do suplemento são de digestão lenta. Além disso, a ingestão do shake estimula a liberação de hormônios relacionados à saciedade, como o GLP-1 e a leptina.
Evita a sarcopenia
Pessoas acima de 50 anos vivem um processo natural de perda de massa muscular chamado sarcopenia. O whey protein ajuda a combater a perda de musculatura e da massa óssea, contribuindo para uma vida mais saudável e autônoma.
Contraindicações e orientações
A ingestão de whey protein não é indicada para pessoas que atingem os níveis recomendados de proteínas com uma alimentação normal. Quantidades excessivas desse macronutriente podem causar problemas renais, especialmente se não há a correta ingestão de água.
Como orientação geral, os shakes de proteína devem ser usados apenas uma vez por dia. Para o preparo, a quantidade máxima equivale a dois scoops.
O suplemento não deve ser consumido por indivíduos com problemas renais ou que tenham alergia à proteína do leite.
O ideal é consultar um nutricionista antes de incluir o whey protein na dieta.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!