Whey protein com água ou leite? Nutris explicam diferenças
Misturar o whey protein com leite ou com água é uma decisão que deve levar em conta os objetivos físicos do indivíduo
atualizado
Compartilhar notícia
O whey protein é um dos suplementos mais populares entre os praticantes de atividades físicas, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a melhor forma de consumi-lo. Uma das questões mais comuns é se o whey deve ser misturado com leite ou com água, já que cada opção oferece diferentes benefícios.
A forma de misturar o suplemento influencia no resultado esperado, seja para quem busca o emagrecimento ou o ganho de massa muscular. Segundo a nutricionista Rejane Souza, da Clínica Mantevida, em Brasília, a principal diferença entre tomar whey com leite ou com água será a quantidade de calorias da bebida.
“Se o objetivo é perder peso, tomar com leite não é a melhor opção. Porém, se a meta é apenas ganhar massa muscular, o leite adicionará calorias extras, além de aumentar a quantidade de proteína”, explica.
A nutricionista clínica e funcional Andrea Ferrara, da Clínica Bottura, em São Paulo, explica que o leite também eleva as quantidades de gorduras e carboidratos, o que pode ser ruim para pessoas com sensibilidade ou dificuldades digestivas. “Isso pode afetar o desempenho físico, especialmente em situações individuais como intolerância à lactose ou sensibilidade ao leite”, comenta.
Se o objetivo é tanto ganhar massa magra como emagrecer, a proteína deve estar inserida em um plano alimentar para que as calorias estejam bem dosadas.
Uma terceira opção pode ser tomar o suplemento com leites menos gordurosos. Segundo as especialistas, o leite desnatado é uma boa opção por conter menos calorias em comparação ao leite integral.
As nutricionistas também recomendam misturar com leites vegetais, como os de soja, amêndoas, arroz, castanha de caju, castanha do Pará, aveia e coco, que são alternativas mais leves e de fácil digestão.
Existe melhor horário para consumir whey?
O horário ideal para consumir whey protein depende de vários fatores, como o tipo de treino e a rotina alimentar de cada pessoa. A nutricionista Rejane recomenda o consumo logo após o exercício físico. “Sua absorção será facilitada, resultando em uma melhor recuperação muscular e aumento de massa magra”, afirma.
Para Rejane, o consumo de whey após o treino é o ideal, pois é nesse período ocorre a “janela anabólica”, momento no qual o corpo absorve os nutrientes necessários para a recuperação. Outra opção boa é consumir assim que despertar, pois o whey também será útil para combater o catabolismo causado pelo jejum noturno.
A nutricionista Andrea considera que o melhor momento para tomar o shake proteico varia de acordo com a rotina alimentar ao longo do dia. “Para quem faz uma refeição principal logo após o treino, como almoço ou jantar, recomendo priorizar a ‘comida de verdade’. O whey protein deve ser usado quando não é possível atingir essa necessidade proteica ou quando há falta de tempo para uma refeição completa”, explica.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!