Whey protein adulterado: como o consumidor pode se proteger
Testes de qualidade levaram 48 marcas de whey protein a terem a venda proibida por suspeita de adulteração do produto
atualizado
Compartilhar notícia
O mercado brasileiro de whey protein movimenta cerca de R$ 1,8 bilhão ao ano. O suplemento alimentar é um dos mais usados no país e, devido à sua popularidade, passou a ser alvo de adulterações e falsificações.
A adulteração do whey protein é chamada de “amino spiking” e consiste na substituição da proteína do leite por outra mais barata ou por carboidratos. Ao fazer essa alteração, o fabricante ou atravessador está substituindo a proteína do leite por outra de qualidade inferior, o que atrapalha o consumidor a alcançar os resultado pretendidos.
Os principais aminoácidos utilizados no “amino spiking” são a glicina, a taurina, a arginina, a alanina, o ácido glutâmico e a creatina. Os dois primeiros são usados mais frequentemente porque são mais baratos.
A fiscalização sobre a qualidade dos suplementos vendidos cabe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas a atuação é restrita e costuma ocorrer apenas no momento que os produtos são registrados.
Em 2022, a Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) começou a fazer testes de qualidade dos produtos à venda e encontrou em boa parte deles indícios de “amino spiking”.
“Encontramos 48 amostras de produtos com indícios de amino spiking. Nós relatamos isso para as autoridades, incluindo a Anvisa, que em ofício disse que não teria equipamentos para verificar e fiscalizar o processo de amino spiking no Brasil”, afirma o presidente da Abenutri, Marcelo Bella. A decisão da Abenutri foi divulgar a lista de produtos suspeitos.
Após receber denúncia da Abenutri, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça, identificou nove sites que vendiam as marcas com suspeita de adulteração e deu um prazo até a última sexta-feira (6/12) para que os produtos fossem retirados de circulação.
Como evitar comprar whey protein adulterado?
Com uma oferta variada de produtos vendidos em sites especializados, lojas de suplementos e farmácias, a escolha dos suplementos alimentares pode se tornar desafiadora.
O presidente da Abenutri destaca que 75% dos golpes estão relacionados com ofertas de preços abaixo do mercado para seduzir os consumidores. Por isso, é importante desconfiar de preços irreais.
Antes de colocar o produto no carrinho, é importante conhecer a reputação do fabricante, verificando o histórico dela tanto pela mídia quanto pelos canais oficiais do governo. “Basta pesquisar pelo nome da empresa no Diário Oficial que o consumidor consegue achar as ações que a empresa já teve. A maioria das empresas que reclamam do laudo da Abenutri já foi autuada por fraude pela Anvisa”, alerta Bella.
A nutricionista Janaina Porto Alegre indica a checagem do site do próprio fabricante, para comparar as embalagens. É comum que as marcas tenham lacres e selos de segurança para evitar falsificações.
Além disso, é importante ficar atento aos sinais que o corpo dá após a ingestão das primeiras doses. “Os efeitos colaterais costumam ser inchaço, desconforto intestinal e alteração súbita do funcionamento do organismo. Se o indivíduo já usava whey em sua dieta e começa a sentir sintomas assim, deve se preocupar e buscar orientação especializada”, detalha Janaina.
Lista das marcas que tiveram as vendas suspensas:
- ActiveNutrition: Protein Whey 3W
- Age Intlab: 3W
- AST Sport Science: VP2 Whey Protein Isolate
- Atlhetica Nutrition: Whey Flavour
- Atlhetica Nutrition: Best Whey
- Bodyaction Nutri Science: Whey Muscle Hammer
- Bodyaction Nutri Science: Isolate Prime Whey
- Bodyaction Nutri Science: 3Whey Top Taste
- Bodyaction Nutri Science: Isolate Isolate Definition
- Cellucor: Isolate
- Cobra Nutrition: Iso 100%
- Essential Nutrition: Immuno Whey Pro Glutathione
- Essential Nutrition: Immuno Gold Whey
- Essential Nutrition: Cacao Whey
- Evolution Nutrition Lab: Protein 1 Whey
- ForceUP: 3Whey Protein Powder
- FTW Sports Nutrition: Whey Blend
- FTW Sports Nutrition: Whey 3W
- FTW Sports Nutrition: 3 Whey Protein
- GSN Suplementos: Whey Protein (Core Series)
- GSN Suplementos: Iso Hydro Immuno Whey
- Max Titanium: Whey Blend
- Max Titanium: Whey Pro
- MHP: Maximum Whey
- Monster Feed: MonsterFeed Isolate Whey Mix
- Monster Feed: MonsterFeed Whey 100% Pure
- Muscletech: Nitrotech Whey Gold
- NitroMax The Heat: Nitro Power Whey
- Ravenna Sports Nutrition: SW Whey Protein
- Ultimate Nutrition: Prostar 100% Whey Protein
- Under Labz: Isohydro ++ Flexx Whey
- Xpro Nutrition: Iso-X Protein Complex
- Xpro Nutrition: W-Iso Isolate Whey
- XTR Health Research: Hyper Whey
- Whey 100% Pure: INTEGRALMEDICA
- INTEGRALMEDICA: WHEY 3W SUPER
- INTEGRALMEDICA: INTRO HARD
- INTEGRALMEDICA: ISO TRIPLE ZERO
- INTEGRALMEDICA: ISO HYDRO-X
- INTEGRALMEDICA: ISO BLEND COMPLEX
- INTEGRALMEDICA: DARK BARSiga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!