metropoles.com

Afinal de contas, whey protein prende ou solta o intestino?

Nutricionista explica para que serve o suplemento alimentar whey protein e se ele pode ajudar ou não no funcionamento do intestino

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
Mulher sentada no vaso sanitário. Ela está de pijama e com a mão no rosto - Metrópoles
1 de 1 Mulher sentada no vaso sanitário. Ela está de pijama e com a mão no rosto - Metrópoles - Foto: GettyImages

O whey protein é um suplemento alimentar muito recomendado por nutricionistas quando o paciente deseja emagrecer ou ganhar massa magra. O consumo é indicado para alcançar a quantidade de proteínas necessárias ao funcionamento do corpo.

As proteínas são compostas por aminoácidos essenciais envolvidos em várias funções do organismo, entre elas, a construção de músculos. No entanto, uma alimentação com excesso de proteínas pode levar à constipação intestinal, inchaço e até a problemas mais sérios, como cálculos renais.

Os especialistas ensinam que o consumo de whey protein deve ocorrer dentro de uma dieta equilibrada, que seja elaborada e supervisionada por um profissional de saúde.

“Alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais, grãos integrais e leguminosas ajudam o funcionamento do intestino. As fibras aliadas à hidratação formam o bolo fecal, que permite o trânsito intestinal. O whey protein é pobre em fibras, por isso o consumo dele precisa estar balanceado na dieta”, explica a nutricionista Julia Marques, que atende em Brasília.

Julia acrescenta que, se a dieta estiver equilibrada, o whey protein não produzirá o efeito de prender ou soltar o intestino, pois as necessidades de fibras estarão compensadas. “O cardápio alimentar conterá alimentos com fibras, que vão fazer esse papel de estimular o intestino”. relata.

Intolerância à lactose

A pessoa que consome whey protein também precisa saber qual a versão do suplemento é mais indicada para ela. Como o produto é feito à base da proteína do soro do leite, pessoas com intolerância à lactose podem apresentar desconforto no estômago com a ingestão da versão concentrada. Para algumas, o incômodo gástrico pode resultar em diarreias.

Além de diarreias, os sintomas de intolerância à lactose são náuseas, gordura nas fezes, dor de estômago e gases.

 

4 imagens
Um deles é o whey concentrado, que tem 75% de concentração proteica
Outro é o isolado, que tem 80% de proteínas
O terceiro tipo é o hidrolisado, que pode ser feito a partir do concentrado ou do isolado. Ele passa por um processo de hidrólise, no qual as proteínas são quebradas em estruturas menores, com concentração de até 90%
1 de 4

Existem três tipos de whey protein

GettyImages
2 de 4

Um deles é o whey concentrado, que tem 75% de concentração proteica

GettyImages
3 de 4

Outro é o isolado, que tem 80% de proteínas

GettyImages
4 de 4

O terceiro tipo é o hidrolisado, que pode ser feito a partir do concentrado ou do isolado. Ele passa por um processo de hidrólise, no qual as proteínas são quebradas em estruturas menores, com concentração de até 90%

GettyImages

“O whey ideal para alguém intolerante a lactose é o isolado, cujo valor da lactase é menor e a concentração proteica é maior”, destaca Julia.

Alimentos que soltam o intestino

Para evitar a constipação, é importante beber bastante água e priorizar alimentos e bebidas com alto teor de fibras. Alguns exemplos de alimentos ricos em fibras são figo, pera, maçã, kiwi, couve, brócolis, repolho, aveia, milho, lentilha, chia e linhaça.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?