Wegovy: versão do Ozempic para emagrecimento chega ao país. Veja preço
O Wegovy tem aprovação da Anvisa para tratamento de sobrepeso e obesidade. Medicamento tem o mesmo princípio ativo do Ozempic
atualizado
Compartilhar notícia
O Wegovy, fabricado pela farmacêutica Novo Nordisk, já está disponível para venda no Brasil. O medicamento tem o mesmo princípio ativo do Ozempic, a semaglutida, e foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2023 para tratamento de sobrepeso e obesidade.
A Novo Nordisk havia informado, anteriormente, que o medicamento chegaria às farmácias em agosto deste ano, mas a distribuição foi antecipada para acontecer de forma gradual, começando pelas grandes cidades. As primeiras drogarias receberam o Wegovy na última sexta-feira (19/7).
“Em função da complexidade do processo de distribuição em um país continental como o Brasil, algumas redes do varejo já começaram a ser abastecidas e têm autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar a comercialização”, informa o laboratório em nota.
O Brasil é o primeiro país na América Latina a disponibilizar a medicação para o tratamento de obesidade e sobrepeso de adultos e crianças com mais de 12 anos. A obesidade é uma doença crônica que atinge uma em cada quatro pessoas, segundo dados do Ministério da Saúde.
Quanto custa o Wegovy?
O Wegovy pode ser encontrado nas farmácias por valores que vão de R$ 1.228,09 a R$ 2.366,15. A variação do preço depende da dosagem solicitada, da farmácia e do estado.
O que é o Wegovy?
O medicamento injetável de uso semanal tem ação semelhante à do Ozempic, mas é o primeiro a ter a autorização da Anvisa para o tratamento de sobrepeso e obesidade no país.
Embora o Ozempic tenha se popularizado com o uso off label para emagrecimento, o remédio foi aprovado pela Anvisa em 2018 com o intuito de tratar pacientes com diabetes tipo 2.
Ambos são fabricados pela farmacêutica Novo Nordisk e devem ser administrados semanalmente por meio de uma caneta aplicadora de injeção subcutânea.
Os dois remédios contêm o mesmo princípio ativo, a semaglutida. A principal diferença entre eles está na dosagem. Enquanto o Ozempic deve ser usado com doses semanais de 0,5 mg ou 1 mg, a caneta do Wegovy tem cinco apresentações diferentes: 0,25 mg; 0,5 mg; 1 mg; 1,7 mg ou 2,4 mg.
A semaglutida é um análogo ao hormônio GLP-1 produzido naturalmente no intestino. A substância atua em centros específicos no cérebro – uma região chamada hipotálamo – que controlam a fome e a saciedade.
Quem pode usar?
O Wegovy foi aprovado no Brasil para o tratamento da obesidade de pessoas com idade a partir dos 12 anos. É considerada obesa a pessoa que tem índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 30. Adultos com sobrepeso (IMC igual ou superior a 27), que tenham comorbidades relacionadas ao peso, como diabetes e hipertensão, também podem fazer uso do medicamento.
Quantos quilos se perde usando Wegovy?
Em ensaios clínicos realizados com a dosagem máxima de semaglutida, de 2,4 mg, os pacientes perdem em média 14,9% do peso após 68 semanas de tratamento, cerca de um ano e meio. O Wegovy só pode ser usado com recomendação médica.
Por que o Wegovy só chegou agora ao país?
Embora a Anvisa tenha dado o sinal verde para a comercialização do Wegovy no país em janeiro de 2023, a fabricante decidiu segurar o lançamento do produto devido à escassez global.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!