metropoles.com

Anvisa aprova Wegovy para o tratamento de adolescentes com obesidade

A Anvisa aprovou nesta terça-feira (26/9) a ampliação do público-alvo do medicamento que combate a obesidade. Remédio, porém, sofre escassez

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Mãos em close seguram caneta injetora wegovy injeção semaglutida ozempic
1 de 1 Mãos em close seguram caneta injetora wegovy injeção semaglutida ozempic - Foto: Getty Images

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta terça-feira (26/9), a aprovação de uma nova indicação de uso do Wegovy. Agora, o medicamento poderá ser usado por crianças e adolescentes com idades a partir de 12 anos. No entanto, as vendas no Brasil ainda não começaram.

O remédio usa a semaglutida, o mesmo princípio do Ozempic, para tratar o sobrepeso e a obesidade. O diferencial do Wegovy é que a dose de semaglutida é mais alta, até o triplo do Ozempic, promovendo uma redução do peso corporal mais intensa.

O Wegovy foi aprovado em janeiro deste ano para o público adulto (acima de 18 anos), mas até agora a fabricante Novo Nordisk não tem nenhuma previsão de quando iniciará as vendas no Brasil.

No início deste mês, o CEO da companhia deu uma entrevista afirmando que a demanda pelos remédios com a semaglutida como princípio é alta demais e, como o tratamento deve ser contínuo, as vendas devem iniciar apenas quando houver a certeza de que a empresa poderá suprir a procura.

A endocrinologista Deborah Beranger, do Rio de Janeiro, ressalta os efeitos positivos do Wegovy. “Não é só uma questão de perder medidas. Essa medicação tem o benefício de reduzir gordura visceral e com isso diminuir o risco de infarto e AVC, que são as principais causas de morte em quem tem sobrepeso e obesidade”, afirma a médica.

imagem representativa de homem aplicando caneta injetável de wegovy na barriga
Canetas de emagrecimento também apresentam efeitos colaterais como as náuseas e alterações do funcionamento do intestino

Como o Wegovy age?

O medicamento imita a ação de um hormônio do corpo humano, o GLP1. Este hormônio está associado à regulação dos níveis de açúcar no corpo, além de atuar como um inibidor de apetite.

Em ensaios clínicos realizados com adolescentes, o medicamento injetável levou a uma redução média de 16% do índice de massa corporal (IMC) em jovens a partir de 12 anos, levando mais da metade deles a deixar de ser obesos após 68 semanas de tratamento. O Wegovy só pode ser usado com recomendação médica.

Custo-benefício do tratamento

O Wegovy está à venda nos Estados Unidos desde 2021. O tratamento custa em média o dobro do Ozempic, que no Brasil sai a cerca de R$ 1 mil para cada mês de aplicações.

“O custo total do tratamento é alto, ainda mais para um medicamento para uso por tempo prolongado, mas os efeitos são imensos já que ajudam pessoas que não conseguiram emagrecer com outros métodos a equilibrar seu peso”, aponta a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Siga a editoria de Saúde do Metrópoles no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?