Vontade excessiva de comer doce? Veja 5 possíveis causas do problema
Além de problemas emocionais, o desejo excessivo por doces pode sinalizar desequilíbrios no funcionamento do organismo
atualizado
Compartilhar notícia
Você já se pegou desejando um pedaço de bolo ou um chocolate logo após as refeições? A vontade excessiva de comer doces é uma queixa comum e pode ser um sinal de que algo não está bem no seu corpo.
A médica Nattány Ríbeiro explica que esse desejo pode estar relacionado a diversos desequilíbrios no organismo. A especialista listou cinco problemas que podem levar a esse comportamento. Confira:
1. Flutuações hormonais
As mulheres muitas vezes experimentam um desejo intenso por doces em certos momentos do ciclo menstrual devido às variações hormonais. Isto ocorre especialmente nas mudanças dos níveis de estrogênio e progesterona.
Durante a tensão pré-menstrual (TPM), é comum sentir uma vontade maior de comer doces. Manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes pode ajudar a atenuar esses sintomas, bem como tratamento
2. Resistência à insulina
A resistência à insulina ocorre quando as células do corpo não respondem adequadamente à insulina, um hormônio que facilita a entrada de glicose nas células. Esse problema pode levar a níveis elevados de açúcar no sangue e a um desejo constante por alimentos doces.
Veja outras três causas no portal Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!