metropoles.com

Você sabia que o melhor isotônico para o treino pode estar em casa? Veja

Bebidas isotônicas oferecidas nas prateleiras de mercados, em geral, têm aditivos artificiais na composição que prejudicam o objetivo final

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JadeThaiCatwalk/iStock
suor
1 de 1 suor - Foto: JadeThaiCatwalk/iStock

O isotônico é um importante aliado dos esportistas e serve, basicamente, para repor líquidos e sais minerais perdidos nos treinos durante a transpiração. Embora sejam oferecidos aos montes em prateleiras de supermercados e lojas especializadas, é preciso cuidado na hora de escolher o melhor para o consumo.

A principal orientação é ficar atento à lista de ingredientes. Isso porque bebidas isotônicas, em geral, têm aditivos artificiais na composição que prejudicam o objetivo final. “Examine se a composição é livre de aditivos sintéticos, corantes, aromatizantes, edulcorantes e nutrientes artificiais. Esses ingredientes podem colocar a saúde em risco se consumidos por longo tempo”, alerta a nutricionista Alessandra Luglio.

Além de observar os rótulos, os especialistas orientam os atletas a procurarem alternativas limpas, que sejam efetivas na hidratação. “O melhor isotônico é a água de coco. É natural e rica em hidrolíticos (magnésio, potássio, sódio), em vitaminas e minerais, além de ser capaz de regular o PH do sangue e manter os atletas dispostos e sem fraqueza”, atesta Maria Matos, integrante da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva.

Uma alternativa caso a pessoa não tenha acesso à água de coco é improvisar. De acordo com Maria Matos, o suco de laranja também pode ser a base para um excelente isotônico caseiro: “Suco de laranja caseiro, porção de sal, água, gelo e já está pronto. Fica perfeito. É um ótimo hidrolítico”.

Os isotônicos industrializados, oferecidos em mercados, costumam ter uma quantidade de açúcar incompatível com o efeito desejado. “O açúcar inibe a recuperação, e todas as bebidas isotônicas no Brasil são açucaradas. Elas são gostosas, mas não têm os efeitos pretendidos”, critica.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?