Você sabia que lavar frango cru pode causar contaminação?
Alerta foi feito recentemente no Twitter da agência de saúde americana CDC. O ato pode espalhar micróbios por toda a cozinha
atualizado
Compartilhar notícia
Você tem o hábito de lavar o frango antes de cozinhá-lo? De acordo com alerta divulgado no Twitter, o Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDCs, na sigla em inglês) pediu que as pessoas eliminem essa etapa para evitar que os micróbios se espalhem por outros alimentos e utensílios de cozinha.
“Não se deve lavar nem o frango nem outras carnes ou ovos antes de cozinhá-los. Isso pode propagar micróbios por toda a cozinha”, postou o órgão. O tweet, com mais de 2,3 mil curtidas e 1,6 mil retweets, têm link para uma matéria no site do CDC, em que eles explicam em detalhes a informação.
Segundo a agência, o frango cru frequentemente está contaminado com as bactérias Campylobacter, Clostridium perfringens ou Salmonella, que podem gerar intoxicações alimentares severas.
As recomendações para evitar problemas incluem lavar as mãos por pelo menos 20 segundos antes e depois de mexer com o frango cru, usar uma tábua de corte separada para o cortá-lo e ainda verificar a temperatura de cozimento da ave.
Os sintomas de infecção alimentar incluem diarreia, náuseas, vômitos e dores abdominais. Em alguns casos, ainda há febre. Crianças, idosos e pessoas com o sistema imune comprometido correm maiores riscos de contaminação.